Cientistas descobriram uma galáxia de luminosidade extremamente tênue, praticamente sem estrelas, graças a um erro de digitação nas coordenadas do telescópio Green Bank. O objeto parece feito apenas de gás disperso e deixou os astrônomos empolgados com a descoberta inesperada.
- James Webb mostra que várias galáxias do universo jovem eram alongadas
- Galáxia quase invisível desafia modelo mais aceito de matéria escura
Durante uma calibração do Green Bank, os astrônomos responsáveis pelo observatório cometeram um erro ao digitar as coordenadas do objeto que escolheram como alvo. Para a alegria da equipe, o erro fez o telescópio apontar na direção de uma galáxia nunca vista antes.
Em uma apresentação no encontro anual da American Astronomy Society, os autores disseram que a história evolutiva da galáxia recém-descoberta não teria sido afetada por interações com outras.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Classificado como galáxia primordial escura, o objeto (batizado como J0613+52) é formado por um gás extremamente disperso. Qualquer estrela que teria surgido por lá é invisível, o que torna a galáxia extremamente difícil de ser detectada.
Apesar dessas características estranhas, a J0613+52 tem massa semelhante à da Via Láctea . Além disso, a quantidade de hidrogênio neutro nas duas galáxias é semelhante. A distância entre elas é de 260 milhões de anos-luz.
Os autores da descoberta esperam usar telescópios de maior resolução para determinar outras características, como tamanho, estrutura ou origem da galáxia.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 🚨 DESCONTÃO | Compre Galaxy Watch 6 de 40 mm em um dos menores preços
- Mistério das crateras gigantes da Sibéria pode ter sido solucionado
- O que comer e o que evitar para ter uma boa noite de sono?
- Samsung confirma detalhes do Galaxy Ring e lançamento na América Latina
- Samsung anuncia Galaxy Ring, seu "poderoso e acessível" anel inteligente
- Galaxy Ring é "ridiculamente leve" e deve estrear ainda este ano