Intel terá fábrica de chips mais avançada do mundo, diz CEO
Felipe Vidal
Intel terá fábrica de chips mais avançada do mundo, diz CEO

Durante uma apresentação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, foi enfático ao dizer que a companhia azul terá a maior fábrica de semicondutores do mundo quando for lançada, na Alemanha. O tom de otimismo não é para menos, visto que a companhia se tornou a maior fornecedora de semicondutores do mundo em 2023.

Localizada na cidade de Magdeburg, a fábrica será focada na fabricação de chips para uso interno da Intel, como também no desenvolvimento para a Intel Foundry Services para outros clientes ao redor do globo. O destaque, no entanto, é a fabricação dos chips com a tecnologia 18A, ou seja, da ordem de 1,5 nm.

"A fábrica de Madgeburg será uma fundição de ponta quanto estiver operacional [...] Nosso processo de fabricação mais avançado, que chamamos de 18A, está perto de entrar em produção. Lá, faremos mais do que isso. Então, os produtos que produziremos em Magdeburg estarão na ordem dos 1,5 nm [...] Essa será não apenas a mais avançada fábrica na Alemanha, como também a mais avançada fundição de chips estará em Magdeburg", diz o CEO

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Essa litografia já é antecipada pela Intel há algum tempo, e finalmente devemos ver as primeiras experimentações do time azul. Aliás, o próprio Gelsinger já afirmou que esses produtos serão melhores do que os chips de 2 nm da TSMC.

Intel se expande pelo mundo

A construção da fábrica na Alemanha não é por acaso. A companhia firmou um acordo de mais de 30 bilhões com a União Europeia para avançar o desenvolvimento de semicondutores na Europa. Antes, o montante da operação em Madgeburg girava em torno de 17 bilhões, mas após muitas tratativas o governo alemão aceitou subsidiar mais investimentos.

A estratégia de colocar mais fábricas no centro da Europa também é uma medida para acabar com a dependência do ocidente com a TSMC, de origem taiwanesa. Além da Alemanha, a Intel também investe pesado em certas regiões dos Estados Unidos, Irlanda e até mesmo na Itália.

A fábrica em Madgeburg só deve estrear em algum momento de 2025, mas os chips 18A estão programados para entrar em produção no fim deste ano. Mais informações devem ser detalhadas em uma conferência da Intel em fevereiro.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!