Chromecast 4 x Fire TV Stick 4K | Qual é o melhor?
Bruno Bertonzin
Chromecast 4 x Fire TV Stick 4K | Qual é o melhor?

A Amazon lançou há alguns meses a nova versão do Fire TV Stick 4K e o dispositivo chegou com melhorias interessantes na usabilidade e bate de frente com o Chromecast 4 — dispositivo que conta com o sistema Google TV.

Ambos entregam uma usabilidade bem equivalente e possuem suporte para reprodução em 4K sem deixar de lado recursos avançados de imagem. Mas, entre tanta semelhança, há algumas diferenças que, por mais discretas que sejam, fazem bastante a diferença. Confira, portanto, qual dispositivo de streaming é melhor.

Design e construção

Tanto o Chromecast 4 quanto o Fire TV Stick 4K são aparelhos bem discretos, que são conectados à porta HDMI na traseira da TV. Assim, eles ficam bem escondidos, ao contrário de TV Boxes que ficam mais à mostra.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Mas há algumas diferenças no visual: o Chromecast é um “disco” com o cabo do HDMI e o Fire TV Stick tem a aparência de um pendrive. Ainda assim, a Amazon envia um cabo extensor, caso sua TV tenha o espaço traseiro mais apertado para as conexões. Dessa forma, o TV Stick é mais versátil do que o Chromecast, que só pode ser usado com o cabo.

Ambos ainda contam com um cabo USB para energia — o do Chromecast é USB-C e o do Fire Stick é micro-USB —, mas outro ponto positivo para o aparelho da Amazon é que ele pode ser energizado direto na porta USB da TV, enquanto o do Google precisa ir em uma tomada.

O acabamento de ambos é em plástico, mas o Chromecast pode ser encontrado nas cores preto e branco — apesar de essa última ser mais comum — e o Fire Stick só existe na versão preta.

Usabilidade, sistema, apps e controle

O sistema de ambos os dispositivos é bem completo e a interface é amigável. O Chromecast, como já destacado, conta com o Google TV, enquanto o Fire TV Stick tem uma interface bem personalizada, o Fire OS.

A tela inicial dos dois aparelhos é repleta de indicações de filmes e séries, títulos que são sugeridos com base nos aplicativos de streaming instalados e nos hábitos de consumo do usuário. O Fire TV Stick, naturalmente, dá uma certa preferência para conteúdos da Prime Video, mas ainda é possível ver sugestões da Netflix e até Globoplay.

Em relação à interface, no geral, há um certo empate. Cada um tem uma organização diferente, mas, no fim das contas, o propósito é o mesmo. Mas o Chromecast tem uma vantagem importante neste aspecto: sua loja de aplicativos é mais completa e tem basicamente qualquer aplicativo de streaming popular no Brasil, ao passo que o Fire TV tem apenas uma, porém importante ausência: a HBO Max.

Quanto ao controle remoto, apesar da diferença no visual — eu, particularmente, acho o minimalismo do Chromecast mais agradável — os dois são igualmente completos, com acesso a serviços de streaming, controle de volume e energia para a televisão.

Recursos de som e imagem

Em relação aos recursos de som e imagem, os dois são igualmente competentes, com suporte para Dolby Vision, HDR10+, Dolby Atmos e Dolby Digital. Assim, se sua TV tiver compatibilidade com essas tecnologias, nenhum dos aparelhos irá limitar a funcionalidade. O Fire TV Stick vai um pouco além no áudio e também oferece Som Surround 7.1.

Automações e uso com assistentes digitais

Tanto o Chromecast 4 quanto o Fire TV Stick 4K tem suporte para assistentes digitais, o primeiro com Google Assistente e o segundo com Alexa. No entanto, o aparelho da Amazon é mais funcional.

Com ele, é possível criar rotinas para iniciar uma série ou filme automaticamente em determinado horário ou com comandos de voz para os dispositivos Echo. O Google até oferece um suporte para quem tem os dispositivos Nest, mas não é tão prático ou completo quanto o rival

Chromecast 4 x Fire TV Stick: qual é o melhor dispositivo de streaming?

Se você procura um dispositivo de streaming para dar um upgrade na sua TV antiga ou simplesmente para ter uma interface diferente na sua que já conta com recursos avançados, ambos irão te atender igualmente bem.

Mas é importante se atentar para as diferenças cruciais de cada um: se você procura um aparelho com o maior catálogo de aplicativos possível, o Chromecast com Google TV é a melhor escolha.

Mas, se a ausência da HBO Max não faz diferença para você, o Fire TV Stick pode ser uma escolha mais assertiva pelo suporte mais avançado à Alexa — principalmente se você já tiver um dispositivo Echo.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!