No sábado (20), desembarcou no Brasil a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que serão disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, tem eficácia de 80,2% contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti .
- Brasil corre risco de enfrentar epidemia de dengue, com 5 milhões de casos
- Mosquitos da dengue com bactéria podem resolver surtos no mundo todo
Este é o primeiro lote da vacina contra a dengue, que será aplicada de forma gratuita em grupos de risco — crianças e adolescentes, por enquanto. Até o final de novembro, o Ministério da Saúde deve receber 6,5 milhões de doses, o suficiente para imunizar cerca de 3,2 milhões de brasileiros, considerando que a imunização completa ocorre após a segunda dose.
Vacina vai chegar no SUS
Após o desembarque no Brasil, o lote de vacinas contra a dengue foi avaliado por agentes da Alfândega e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em seguida, foi iniciada a análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (Incqs), o que garante a qualidade dos produtos.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Para acelerar a campanha de vacinação contra a dengue, o Ministério da Saúde solicitou prioridade nestas etapas. A expectativa é que todo o processo seja concluído ainda nesta semana.
Quem vai tomar a vacina da dengue?
Até o momento, a pasta não publicou quais cidades receberão as primeiras doses da vacina no SUS. O cálculo será feito a partir dos números de transmissão da dengue nos últimos 10 anos e deve considerar o tamanho dos municípios.
Apesar disso, sabe-se que o público-alvo neste primeiro ano serão crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, esta é “a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa ”. Os testes clínicos com os mais velhos estão em andamento.
O caso de Dourados
Fora da campanha de vacinação nacional, a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, já está vacinando toda a população , dos 4 aos 59 anos, de forma gratuita. No entanto, esta ação é parte de um estudo que vai medir os efeitos do imunizante contra a dengue.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Ouça a "canção dos diamantes" surgindo em erupções vulcânicas
- Samsung lista aparelhos que vão ganhar recursos de câmera do S24
- Primeira bateria nuclear brasileira vai durar 200 anos sem recarga
- Quais placas de vídeo suportam mesh shaders?
- BYD prepara sedan híbrido para destronar Corolla no Brasil
- Chromecast 4 x Fire TV Stick 4K | Qual é o melhor?