Oscar 2024 | Ryan Gosling reclama ausências de diretora e atriz de Barbie
Diandra Guedes
Oscar 2024 | Ryan Gosling reclama ausências de diretora e atriz de Barbie

Os filmes indicados ao Oscar 2024 foram revelados na última terça-feira (23), e o ator Ryan Gosling , indicado a Melhor Ator Coadjuvante por sua performance em Barbie , comentou à imprensa sobre a chance de levar a estatueta para casa e também sobre o fato da diretora do filme Greta Gerwig e da protagonista Margot Robbie não terem sido mencionadas em nenhuma categoria.

De acordo com ele não existe Ken sem Barbie e as duas mulheres são as responsáveis pelo sucesso do longa que se tornou uma das maiores bilheterias da Warner Bros .

“Eu nunca pensei que diria isso, mas também estou incrivelmente honrado e orgulhoso que [a indicação] é por minha interpretação de um boneco de plástico chamado Ken. Mas não existe Ken sem Barbie — e não existe um filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas que são as verdadeiras responsáveis por esse filme histórico que é sucesso mundial. Nenhum reconhecimento seria possível para ninguém nesse filme sem o talento, coragem e genialidade das duas.”

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Além dele, apenas a atriz America Ferrera foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante. Ela que já protagonizou sucessos como Betty, A Feia e Quatro Amigas e Um Jeans Viajante , deu vida à Glória, a humana que ajuda Barbie a voltar para a Barbielandia. Essa foi sua primeira indicação ao Oscar, e ela também lamentou à imprensa o ocorrido com Robbie e Gerwig.

“Fiquei incrivelmente desapontada por elas não terem sido indicadas. Greta fez quase tudo que um diretor poderia fazer para merecer isso. O que Margot alcançou como atriz é realmente inacreditável. Uma das coisas sobre Margot como atriz é como ela faz tudo parecer fácil"

O Oscar é machista?

Esse ocorrido reforçou uma teoria que muitas pessoas têm — especialmente alguns críticos de cinema — de que o Oscar seria uma premiação machista. De fato, até 2020 apenas cinco mulheres tinham sido indicadas para a categoria Melhor Direção. Isso fica ainda mais evidente se pensarmos que a premiação surgiu em 1927. Nas demais categorias a presença feminina também não é muito constante, embora tenha melhorado com o passar dos anos.

Em 2024, três dos longas indicados a Melhor Filme foram dirigidos por mulheres: Anatomia de Uma Queda , de Justine Triet; Vidas Passadas , da sul-coreana Celine Song e o próprio Barbie de Gerwig, porém apenas Triet conseguiu ser indicada a Melhor Direção.

Para consolo de Greta e Robbie, Barbie disputa oito categorias da premiação e tem chance de levar pelo menos uma estatueta para a casa, já que foi um dos filmes que mais fez sucesso com a crítica e o público no ano passado.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!