Conheça qual é o carro que a BYD emprestou ao presidente Lula
Paulo Amaral
Conheça qual é o carro que a BYD emprestou ao presidente Lula

A BYD deu mais um passo importante para solidificar sua imagem no Brasil . A montadora chinesa emprestou um Tan , SUV elétrico que iniciou a “dinastia” da marca no país , para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O contrato de comodato foi firmado na tarde de quarta-feira (24), durante encontro no Palácio da Alvorada entre Tyler Li, presidente da BYD Brasil; Lula; Janja, primeira-dama do país; e outros representantes da alta cúpula do Governo Federal.

O empréstimo do carro da BYD para a presidência da República é válido por um ano (até 23 de janeiro de 2025), e tem cláusulas específicas sobre como o SUV elétrico da marca deve ser utilizado pelas autoridades.

Segundo o documento assinado pelas partes, a presidência precisa devolver o veículo “na forma que o recebeu”, além de arcar com quaisquer danos ocorridos com o carro durante a vigência do contrato de comodato.

O acordo estabelece que o empréstimo é “exclusivamente para uso e conhecimento do produto” e que, em caso de “danos irreversíveis”, o Palácio do Planalto terá um prazo de 30 dias para ressarcir o valor do carro à empresa. O Tan, hoje, custa R$ 529.890 no site da montadora.

Como é o carro que a BYD emprestou para Lula?

O BYD Tan foi o primeiro carro da montadora chinesa a ser lançado no mercado brasileiro. O nome do SUV é uma homenagem ao regime monárquico que governou a China entre de 618 e 906 DC. A dinastia, na verdade, chamava-se Tang, mas a pronúncia do “g” é silenciosa e, por isso, não foi incorporada ao nome do SUV.

O BYD Tan tem tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro). Isso dá ao SUV elétrico uma potência combinada de 517 cv e capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

O modelo premium emprestado ao presidente Lula é extremamente luxuoso também por dentro. O Tan conta com uma central multimídia de 15,6 polegadas do tipo flutuante e com rotação, que permite posicioná-la tanto na horizontal quanto na vertical.

O carro que ficará com a presidência oferece ainda cluster 100% digital de 12.3”, teto solar panorâmico, painel soft-touch, volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura, bancos elétricos dianteiros, ar-condicionado dual zone, carregamento sem fio para celulares e muito mais.

No quesito segurança, a lista conta com itens como LKS (Lane Keeping System), 6 airbags, Freio Automático de Emergência, Sistema de Detecção para Abertura de Portas e a função eletrônica Auto Hold, que controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado em uma subida, mesmo que o motorista tire o pé do pedal.

O principal destaque do pacote tecnológico, no entanto, é a tecnologia NFC (Near Field Communication) para abrir, fechar e até mesmo ligar a ignição do veículo por autenticação com um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito.

Fábrica da BYD em pauta

A reunião serviu também para a BYD detalhar os planos de investimentos da marca no Brasil, especialmente em relação ao início das obras da fábrica em Camaçari, na Bahia , marcadas para ter início ainda no 1º trimestre de 2024.

Segundo Tyler Li, serão investidos R$ 3 bilhões e o complexo terá capacidade para produzir 150 mil carros por ano, além de gerar 10 mil postos de trabalho (diretos e indiretos), com prioridade para a mão de obra local, como forma de incentivar ainda mais a região.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!