Câmbio automático: como usar as funções P e N do jeito certo
Paulo Amaral
Câmbio automático: como usar as funções P e N do jeito certo

Os carros com câmbio automático já foram considerados “artigos de luxo”, mas atualmente são maioria entre os modelos oferecidos pelas principais montadoras de veículos, inclusive no Brasil.

Algumas dúvidas sobre o uso correto do equipamento, porém, seguem bastante comuns. Duas das principais dizem respeito ao uso correto das funções P (Park) e N (Neutral), presentes em todos os carros com câmbio automático.

Se você está pensando que a posição P (“parar” ou “estacionar”) serve apenas para quando o carro está prestes a ser desligado, e que a N deve ser utilizada do mesmo jeito do ponto-morto nos carros a combustão, se enganou.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Prepare-se, então, para aprender a usar as funções P e N do câmbio automático do carro do jeito certo e, assim, evitar dores de cabeça (e gastos) desnecessárias.

Como usar a função P corretamente?

A função P (Park ou estacionar) tem como principal missão a mais óbvia delas. Assegurar que o carro pare completamente ao ser estacionado. A situação correta para se engatar a marcha, porém, é ignorada por muitos motoristas.

O uso do P só é mandatório quando o carro for efetivamente estacionado em uma vaga. Para isso, o motorista deve, primeiramente, acionar o freio de estacionamento (também conhecido como freio de mão) e, depois, levar a alavanca à posição “Park” para, enfim, desligar o motor.

Em entrevista ao portal Uol, Edson Orikassa, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, explicou que, ao desligar o carro, o motor interrompe a pressão do sistema hidráulico, enquanto o câmbio, quando na posição correta (P), desacopla, liberando uma espécie de pino que trava as rodas motrizes.

A alavanca do câmbio na posição P também é exigida para liberar determinadas funções de alguns modelos de carros, como a abertura automática da tampa do porta-malas ou do bocal de abastecimento de combustível. Essa trava no sistema foi colocada para aumentar a segurança e diminuir o risco de acidentes.

Como usar a função N corretamente?

A função N (Neutral ou “ponto-morto”) é a que mais causa confusão na cabeça dos motoristas que se acostumaram a dirigir carros com câmbio manual, mas mudaram para modelos com transmissão automática.

O erro mais comum que é cometido é o de achar que o jeito certo de usar a função N demanda mudar a alavanca para a posição sempre que o carro estiver parado, seja em um congestionamento, seja em um semáforo.

Se no caso dos carros com transmissão manual a atitude é correta, pois ajuda a evitar o desgaste excessivo da embreagem, quando o modelo é equipado com câmbio automático, abusar das trocas para a função N pode causar danos e, claro, prejuízos com manutenção.

O mais correto, de acordo com o engenheiro ouvido pelo Uol, é manter a alavanca na posição D (Drive, ou dirigir) e o pé direito no freio. Dessa forma, o sistema hidráulico permanecerá pressurizado, e quando o trânsito andar, ou o semáforo abrir, o carro sairá com maior facilidade.

Banguela com o carro em N? Nem pensar

Um outro ponto que diz respeito à função N nos carros com câmbio automático e que muita gente não presta atenção é o uso inadequado da marcha para descer ladeiras, popularmente chamado de “andar na banguela”.

Colocar o câmbio de um carro manual em ponto-morto para, teoricamente, economizar gasolina, já é errado, e o procedimento é ainda mais grave quando o N é acionado com essa intenção em veículos com transmissão automática.

Ao fazer isso, o sistema de frenagem sofrerá uma sobrecarga e, dependendo da situação, poderá não dar conta de segurar todo o peso do carro sozinho se houver uma necessidade urgente de brecar.

E aí: você usava as funções P e N de forma correta no seu carro com câmbio automático ou também cometia esses errinhos mais comuns? Comenta com a gente em nossas redes sociais.

*Com informações do UOL

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!