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Lançado no Brasil em janeiro de 2024, Wish foi produzido para ser o filme que marca o centenário dos Estúdios Disney — comemorado no ano anterior —, e trouxe como protagonista a Star, estrela cadente que já realizou desejos de vários outros personagens famosos, como o Pinóquio.
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No longa, a estrela ajuda a mocinha Asha a derrotar o Rei Magnífico, um homem poderoso e ambicioso que recolhe os desejos de todos os moradores do reino mágico de Rosas e só realiza aqueles que os convém, fazendo com que a população inteira fique sempre refém às suas vontades. Só que dar vida a esses e outros personagens do longa não foi tarefa fácil, ainda mais se tratando de um filme tão especial para Disney.
Um dos responsáveis pela função foi o brasileiro Renato dos Anjos, o supervisor de animação que já assinou outras obras como Zootopia . Ele conversou com o Canaltech e contou detalhes de como foi animar os personagens e as principais dificuldades do seu trabalho.
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De acordo com ele, o fato do filme não ter motion blur (uma tecnologia que desfoca o movimento) para preservar o visual dos personagens homenageando a técnica 2D, usada nos filmes mais antigos, dificultou um pouco o trabalho, mas deixou um resultado bonito em cena.
“A gente optou por não ter motion blur na maioria das cenas de Wish . E essa decisão foi algo que me agradou muito, pois por vezes o motion blur distorce algumas imagens. Neste filme, tudo o que eu fiz e pensei, foi o que de fato ficou em cena... as minhas decisões de onde colocar a mão do personagem, etc.”
Ele também comentou como se empenha para fazer com que a animação fique o mais verídica possível e favoreça a conexão entre o público e os personagens dos longas.
“É muito importante que as pessoas se conectem com os personagens quando forem assistir ao filme, e isso é algo complicado de se fazer, especialmente se você está animando personagens humanos. Eu trabalho muito para tentar fazer essa conexão entre os personagens que estamos animando e a audiência do filme. Para mim, isso é a coisa mais importante.”
3 segundos por semana
Renato também comentou uma curiosidade interessante sobre o trabalho dos animadores: o tempo que eles gastam para finalizar uma obra. De acordo com ele, um animador faz cerca de três segundos de cena por semana, a depender da dificuldade. Cenas com muitos personagens, por exemplo, costumam demorar mais.
No total, cada animador faz em média um minuto e meio de filme em cada trabalho, o que prova como o processo é moroso. “É um trabalho bem demorado por causa da qualidade que estamos buscando.”
E apesar do processo de animação exigir muita tecnologia, ele ainda é muito artesanal, o que permite que os animadores possam exercitar seus lados criativos. Renato comentou inclusive como essa dobradinha acontece.
“A tecnologia é muito importante, e nesse filme foi fundamental para ajudar a criar essa textura aquarela vista em cena. A verdade é que a cada longa, o estúdio se modela para se adaptar às visões dos diretores de arte.”
Quem quiser ver o resultado final dessa animação, pode assistir à Wish nos cinemas.
Leia a matéria no Canaltech .
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