Destaque da NASA: lander do Japão na Lua é a foto astronômica do dia
Danielle Cassita
Destaque da NASA: lander do Japão na Lua é a foto astronômica do dia

O lander SLIM, do Japão, está na foto destacada pela NASA nesta terça-feira (30). A espaçonave desceu à superfície da Lua há algumas semanas e liberou dois rovers, que vêm explorando nosso satélite natural.

Um deles é capaz de se deslocar pela Lua dando pequenos saltos, como se fosse um sapo. O outro é um rover esférico de tamanho parecido com o de uma bola de baseball, mas não se engane: apesar de ser pequeno, o rover se transformou e liberou suas rodas, conseguindo assim se deslocar pela Lua.

A foto acima foi tirada pelo rover esférico, e mostra o lander SLIM (sigla de Smart Lander for Investigating Moon) em meio à paisagem lunar cinzenta. Seus propulsores aparecem virados para cima, mostrando que o lander pousou de cabeça para baixo em relação à configuração de pouso desejada.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

O ocorrido fez seus painéis solares ficarem em uma posição diferente daquela planejada pela equipe da missão. Como resultado, ele não pôde carregar suas baterias e passou alguns dias em hibernação.

O lander SLIM

Lançado à Lua em setembro de 2023 junto de um telescópiko da NASA, o SLIM foi desenvolvido pela JAXA, a agência espacial japonesa. Em vez de seguir diretamente para a Lua, o SLIM seguiu primeiro em uma órbita baixa ao redor da Terra, e fez uma série de manobras para seguir ao seu destino.

Foi no dia 19 de janeiro que o SLIM pousou na borda da cratera Shioli e liberou os dois rovers; mas, como não estava na orientação desejada, foi desativado depois de algumas horas. Felizmente, a JAXA anunciou em 28 de janeiro que a mudança nas condições de iluminação permitiram que os painéis solares do SLIM recebessem luz, marcando a retomada das suas operações científicas.

Apesar de nem tudo ter acontecido conforme o esperado, o SLIM cumpriu o objetivo de pousar a até 100 metros do local desejado. A ideia da missão era justamente essa: mudar a forma como são feitos os pousos na Lua. “Provamos que você pode pousar onde quiser, ao invés de onde consegue”, comemorou Shinichiro Sakai, gerente de projeto na JAXA.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!