O que esperar do Android 15? | Novos recursos e previsões
André Lourenti Magalhães
O que esperar do Android 15? | Novos recursos e previsões

A não ser que exista uma grande mudança na marca, Android 15 deve ser o nome da próxima geração do sistema operacional do Google para celulares e tablets, com lançamento previsto para 2024. A versão atual, Android 14, ainda sequer chegou a todos os usuários, mas a desenvolvedora já trabalha em algumas das novidades que farão parte da próxima atualização.

Quando o Android 15 será lançado?

O sistema, que vai usar o codinome “Vanilla Ice Cream” (“sorvete de baunilha”, em tradução livre), deve entrar na fase Beta durante o primeiro semestre — a primeira versão de testes geralmente fica disponível entre abril e março. A Gigante de Mountain View também revela algumas informações do update durante a conferência Google I/O, geralmente no meio do ano, e começa a preparar o ciclo de desenvolvimento até a publicação da versão estável.

Com base no cronograma das versões anteriores, o novo Android pode começar a ser disponibilizado entre agosto e outubro de 2024. A atualização normalmente é liberada primeiro para a linha Google Pixel e posteriormente recebe interfaces adaptadas a outras fabricantes, como Samsung e Xiaomi.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Para efeito de comparação, o Android 13 foi lançado em agosto de 2022 e o Android 14, em outubro de 2023.

Possíveis novos recursos do Android 15

Veja algumas possíveis funções que já foram ventiladas para a nova atualização

Widget na tela de bloqueio

O Android pode voltar a incluir widgets na tela de bloqueio , função removida na versão 5.0 Lollipop, de 2014. Informações encontradas no código da versão Android 14 QPR2 Beta 3 mostram que a ferramenta de personalização deve voltar à próxima atualização e acompanhar o rival iOS.

Saúde da bateria

Outra novidade que pode aparecer no Android 15 é uma opção para checar o nível da bateria do aparelho . Uma aba “Saúde da bateria” pode exibir dados sobre a vida útil do componente e ajudar a identificar a melhor hora para trocá-lo — o iOS já possui uma configuração do tipo.

Barra de navegação transparente

Algumas informações encontradas no Beta do Android 14 QPR indicam que o Google pode adotar uma barra de navegação transparente no sistema. Quem ainda decide usar o Android com os três botões na parte inferior normalmente se depara com um fundo preenchido em preto na interface, mas isso pode mudar em breve.

Abrir apps com comando de voz

O Google desenvolve uma função para abrir qualquer aplicativo do sistema com um comando de voz — atualmente, isso só é válido para o Google Assistente e outros apps do mesmo estilo, como Bixby e Alexa. A novidade permitiria acessar softwares úteis sem usar as mãos, e a desenvolvedora garante que manteria a privacidade das falas no aparelho.

NFC com mais atualizações

Tecnologia de comunicação por aproximação, o NFC pode ganhar uma estrutura modular no Android 15, de acordo com o desenvolvedor Mishaal Rahman: isso significa que o componente pode ser atualizado a qualquer momento e não depende de um update no sistema para receber novidades. Outras tecnologias como Bluetooth e Wi-Fi já usam o mesmo padrão.

Pares de apps para dobráveis

Os celulares dobráveis estão cada vez mais em alta no mercado, e uma eventual atualização do Android pode melhorar a experiência dos usuários com eles. O SO pode oferecer uma opção para salvar atalhos com pares de apps na tela inicial: dessa forma, já é possível abrir duas ferramentas de uma vez com a tela dividida e agilizar processos no aparelho.

Proteção contra phishing

O Google também prepara melhorias no antivírus Play Protect para reforçar a segurança contra tentativas de phishing, de acordo com o site Android Police. Um novo recurso seria capaz de identificar “atividades de phishing do app ou outro comportamento enganoso” e avisar o usuário.

O que gostaríamos de ver no Android 15

O Canaltech também preparou uma lista de mudanças que seriam muito bem-vindas na atualização:

Atualizações disponíveis logo após o lançamento

Uma das principais críticas ao sistema operacional envolve a distribuição das atualizações. Esse é um problema que não depende só do Google/Android, porque também passa pelas decisões internas das fabricantes e adaptação do SO para todos os modelos, mas tem uma diferença gritante com o rival iOS.

Quando uma nova versão do sistema do iPhone é lançada, o download já fica disponível para todos os modelos compatíveis — logo, qualquer pessoa pode baixar o novo iOS no primeiro dia. Com o Android, a situação pode demorar meses em alguns aparelhos.

Não existe uma solução fácil, mas seria muito interessante para a comunidade se houvesse uma maneira de encurtar essa janela e distribuir o Android para mais dispositivos nas primeiras semanas após o lançamento.

Android como webcam

Ainda em comparação com o rival, o iOS possui uma função nativa para transformar o iPhone em webcam rapidamente no macOS com a Câmera de Continuidade. Alguns celulares da Samsung possuem uma opção parecida com o Windows, mas seria interessante se o Android ampliasse a função para todos os dispositivos.

Mais funções de IA

O Android 14 deu o pontapé inicial para a chegada de recursos de IA aos celulares, especialmente com as linhas Pixel 8 e Galaxy S24. O Google provavelmente deve manter o embalo com a próxima atualização e liberar mais recursos para outros aparelhos.

Muitos apps da empresa seriam beneficiados com a integração a uma IA generativa. O Maps, por exemplo, poderia dar mais informações e sugestões sobre locais, enquanto o Fotos poderia agilizar a pesquisa por imagens específicas.

Quais celulares vão receber o Android 15?

A lista oficial de dispositivos compatíveis com a atualização depende de cada fabricante, mas é possível traçar algumas expectativas com base nos ciclos de suporte das empresas. É comum que marcas como Samsung, Motorola e Xiaomi ofereçam em média quatro anos de atualizações do sistema para os dispositivos, então aparelhos lançados a partir de 2020 poderiam estar elegíveis ao update.

Vale lembrar que os celulares Samsung Galaxy S24 terão sete anos de suporte — e, com sorte, esse movimento da Samsung pode ser estendido para outras linhas da empresa lançadas em 2024 e copiado por fabricantes rivais de aparelhos Android.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!