O Google confirmou que vai lançar neste ano uma versão mais avançada do Bard com o modelo de linguagem Gemini Ultra mediante assinatura. A confirmação do plano da Big Tech para seu chatbot de IA foi anunciada pelo CEO Sundar Pichai, nessa terça-feira (30), durante a divulgação dos resultados do último trimestre do ano passado.
- Google Assistente com Bard pode mudar de nome para Gemini
- Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático
O Gemini é um modelo de fundação com treinamento multimodal lançado pelo Google em dezembro e oferecido em três tamanhos que atendem a propósitos diferentes. O Nano foi projetado par funcionar em tablets e celulares, enquanto a versão Pro é direcionada para serviços conectados à internet.
Por sua vez, o Gemini Ultra terá uma quantidade ainda maior de parâmetros e será capaz de realizar tarefas mais complexas. No anúncio do modelo no ano passado, o Google informou que o Ultra seria disponibilizado no futuro pelo Bard Advanced, mas não havia confirmado que o acesso se daria apenas por assinatura.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Resultados com o Gemini
Na apresentação dos resultados da companhia nessa terça-feira, Sundar Pichai celebrou o crescimento de 13% na receita do último trimestre do ano em comparação ao mesmo período do ano anterior e destacou a importância da integração do Gemini ao Bard e à Busca para melhorar a experiência do usuário e também o desempenho dos anunciantes.
Segundo o CEO, os primeiros testes da Experiência de Pesquisa Generativa (SGE na sigla em inglês do Google — que os brasileiros podem testar através do Search Labs — registraram uma redução de 40% no tempo de latência.
“O Gemini nos oferece uma ótima fundação. Ele já demonstra capacidades de última geração e só vai melhorar”, disse Pichai durante a teleconferência de resultados, disponível através do canal da Alphabet no YouTube.
Bard Advanced com assinatura
O próximo passo da aplicação do Gemini é o lançamento da versão Ultra com o Bard Advanced. Pichai destacou que o Bard gratuito já está equipado com o Gemini Pro e que a opção paga da IA terá habilidades ainda melhores.
“O Bard agora é alimentado com o Gemini Pro e ganhou mais capacidade em coisas como compreensão, resumo, raciocínio, codificação e planejamento. Ele está disponível em mais de 40 idiomas e mais de 230 países ao redor do mundo. Olhando para o futuro, vamos lançar uma versão ainda mais avançada para assinantes com a tecnologia Gemini Ultra”, confirmou o CEO.
No entanto, o executivo não deu mais detalhes sobre quando será o lançamento do Bard Advanced ou quanto vai custar a assinatura.
Em comparação, o concorrente ChatGPT possui um plano pago a partir de US$ 20 mensais para indivíduos (e outros planos para empresas) que é alimentado pelo modelo GPT-4, o mais avançado da OpenAI.
Já a Microsoft, investidora na OpenAI, utiliza o mesmo modelo para alimentar o Copilot e sua IA no Bing com acesso gratuito para todas as pessoas.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 🤑 DESCONTÃO | iPhone 14 Plus em um dos menores preços já registados
- Galaxy A35 e A55 ganham nova certificação e página de suporte
- Windows 3.11 ainda é usado na operação de trens da Alemanha
- 🚨 LANÇAMENTO | Aproveite PlayStation 5 Slim em ótimo preço
- Batman | HQ finalmente explica como o herói surge do nada e desaparece
- SiSU está fora do ar e estudantes não conseguem acessar resultados