JavaScript e Python se destacaram entre os brasileiros em 2023
Bruno De Blasi
JavaScript e Python se destacaram entre os brasileiros em 2023

O GitHub divulgou as linguagens de programação mais utilizadas pelos brasileiros ao longo de 2023, com destaque ao JavaScript, Python e TypeScript, que ocuparam as três primeiras colocações no período. O levantamento foi realizado com a plataforma de dados abertos da companhia, o Innovation Graph.

Top 3

O JavaScript, linguagem de desenvolvimento web, permaneceu na liderança do levantamento pelo terceiro ano consecutivo. Parte do seu destaque se concentra na versatilidade e na facilidade da solução, que também atende a produção de aplicativos para celulares.

Em segundo lugar, o Python também tem o diferencial de ser versátil e atende diversas esferas da computação. Entre elas, a análise de dados através de bibliotecas populares, como o Pandas e o Matplotlib, ou até para criar aplicativos e soluções de inteligência artificial.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

O TypeScript ultrapassou o Java pela primeira vez no ranking global em 2023. A linguagem ocupou a terceira colocação no Brasil e dá sequência ao JavaScript ao adicionar tipos estáticos, com o objetivo de facilitar a legibilidade do código e prevenir erros.

Java e Shell

Ao todo, cinco linguagens foram selecionadas para o levantamento brasileiro, incluindo um dos maiores clássicos do mundo da computação: o Java, que ficou em quarto lugar.

A linguagem é amplamente conhecida pela sua solidez, especialmente ao desenvolver aplicações complexas para mercados corporativos ou até mesmo para jogos.

Já o Shell, mais aproveitado para automatização de tarefas e para interagir com sistemas operacionais, ocupou a quinta colocação.

Veja o ranking na íntegra:

  1. JavaScript
  2. Python
  3. TypeScript
  4. Java
  5. Shell

Caso queira aprender, existem oito cursos de linguagem de programação gratuitos para estudar sem sair de casa .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!