Produção do iPhone pode cair em 15% com concorrência da IA
Vinícius Moschen
Produção do iPhone pode cair em 15% com concorrência da IA

A chegada de celulares com recursos de inteligência artificial (IA) pode alterar o panorama do mercado, e consequentemente os planos da Apple. De acordo com informações recentes fornecidas pelo analista Ming-Chi Kuo, a empresa de Cupertino deve reduzir o ritmo de produção do iPhone em cerca de 15% em 2024, em comparação com o ano passado.

Afinal, a marca estaria enfrentando “desafios estruturais”, e por isso teria os maiores declínios entre as grandes empresas de smartphones. Mesmo assim, cerca de 200 milhões de unidades ainda devem ser produzidas neste ano.

Os desafios citados por Kuo incluem a presença de “um novo paradigma no design de celulares de alto padrão”, que teria consequências importantes em grandes mercados, como a China.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Este paradigma diz respeito à chegada de aparelhos com recursos de IA, como o Galaxy S24 anunciado recentemente com o conjunto de soluções Galaxy IA. Esse tipo de inovação teria sido capaz de aumentar as previsões de vendas da Samsung em 5 a 10% durante este ano, em comparação com a linha Galaxy S23.

Ao mesmo tempo, outros fatores parecem não auxiliar a Apple. É o caso do constante aumento de demanda por celulares dobráveis na China, pelo menos entre os consumidores que compram aparelhos mais caros.

Além disso, o retorno da Huawei como uma marca competitiva também pode tirar parte da fatia de mercado da Apple em território chinês. Recentemente, a marca local teve as suas esperanças renovadas após o lançamento de novos processadores que superariam as sanções impostas contra ela nos últimos anos.

Não é esperado que a Apple traga grandes mudanças estruturais para a linha iPhone 16, como a chegada de um modelo dobrável, por exemplo. Recursos de IA por hardware também permanecem como uma incógnita, já que algumas aplicações devem chegar apenas em 2026.

Por outro lado, é possível que a IA chegue à assistente pessoal Siri já neste ano, por meio de IA generativa com processamento a partir do próprio aparelho.

Mesmo assim, os novos celulares devem chegar com novidades como o chip A18 Pro , telas maiores e zoom Tetraprisma no modelo iPhone 16 Pro. Como os aparelhos possuem previsão de anúncio apenas no mês de setembro, muito ainda pode ser revelado por meio de novos vazamentos e teasers oficiais.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!