O asteroide 2008 OS7 vai passar pela da Terra nesta sexta-feira (2). Durante a aproximação máxima às 11h41, a rocha espacial vai ficar a cerca de 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta, o equivalente a 7,4 vezes a distância média da Terra à Lua . Apesar de ser considerada curta em termos astronômicos, a distância é mais que segura para a passagem do objeto.
- Conheça asteroides que já estiveram em direção à Terra e causaram medo
- Asteroide é detectado 3 horas antes de explodir no céu da Alemanha
Os membros do projeto Virtual Telescope tiraram uma foto do asteroide enquanto estava a 4 milhões de quilômetros do nosso planeta. “O telescópio rastreou o asteroide, é por isso que ele aparece como um ponto nítido de luz, enquanto as estrelas deixam rastros longos e brilhantes no fundo”, explicou Gianluca Masi, coordenador da iniciativa.
On 2 Feb. 2024, the potentially hazardous asteroid 2008 OS7 will have a close and obviously safe encounter with the Earth. It will come as close as 2.8 million of km, about 7.4 times the average distance of the Moon. We observed it on its way to us pic.twitter.com/yk3fx9uHeT
-
— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) January 31, 2024
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
No esquema abaixo, você confere a órbita do asteroide e da Terra:
Next 2 Feb., potentially hazardous asteroid #2008OS7 will have a close and safe encounter with us. coming as close as 2.8 million of km from the Earth, 7.4 x the lunar distance. The Virtual Telescope Project will show it to you live! pic.twitter.com/7cmVa02iDX
— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) February 1, 2024
Detectado em 2008 pelo levantamento Catalina Sky Survey, o asteroide 2008 OS7 tem diâmetro de 271 m, segundo informações da NASA — para comparação, considere que a Torre Eiffel, em Paris, mede 300 m de altura.
A equipe do projeto vai transmitir no YouTube imagens do asteroide às 15h pouco após a aproximação. Para acompanhar, é só acessar o link da live do Virtual Telescope.
Asteroides potencialmente perigosos
Esta rocha espacial é considerada um asteroide potencialmente perigoso (ou PHA, na sigla em inglês). A categoria rochas espaciais próximas da Terra que sejam maiores que 140 m e que fiquem a até 20 vezes a distância média entre nosso planeta e a Lua. No entanto, isso não significa que eles vão se chocar com nosso planeta.
Não há nenhum PHA conhecido atualmente com riscos de impacto com a Terra pelos próximos 100 anos. Por isso, os astrônomos continuam monitorando os asteroides e suas trajetórias, deixando-as cada vez mais precisas para terem certeza de que não estão a caminho de uma colisão com a Terra.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Modo carro do Google Maps será encerrado em fevereiro
- Por que alguns carros têm só uma luz de ré?
- Mods de RTX mudam visual de Tomb Raider e NFS Underground II
- Linha Redmi Note 13 chega ao Brasil com três modelos e câmera de até 200 MP
- Homem de Ferro tem armadura tão incrível que os vilões preferem evitar
- 🔥 PARCELADO | Compre tablet Galaxy Tab S9 FE em ótimo preço com cupom