Chrome ainda é o navegador mais usado do mundo, mas Edge cresce
Guilherme Haas
Chrome ainda é o navegador mais usado do mundo, mas Edge cresce

O Google Chrome mantém a liderança entre os navegadores mais usados há mais de uma década em todo o mundo e continua dominando o segmento com cerca de 65% do mercado. Enquanto isso, os esforços da Microsoft em oferecer recursos integrados de IA no Bing ajudaram o Edge a crescer 1% nos aparelhos dektop no mês de janeiro em relação ao final de 2023, segundo dados do StatCounter.

Os números do relatório de janeiro de 2024 trazem outras curiosidades sobre o comportamento do público — especialmente a diferença entre os navegadores preferidos dos brasileiros em relação ao resto do mundo.

Navegadores mais usados

Ao analisar o quadro geral de utilização dos navegadores, há pouca alteração na preferência do público nos últimos meses, mas algumas variações são identificadas na segmentação por desktop e celular.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Geral

O Google Chrome assumiu a liderança mundial entre os navegadores mais usados em maio de 2012, ao ultrapassar o finado Internet Explorer, e desde setembro de 2018 alcança mais de 60% do mercado.

  1. Chrome — 64,41%
  2. Safari — 18,82%
  3. Edge — 5,36%
  4. Firefox — 3,3%
  5. Opera — 2,55%
  6. Samsung Internet — 2,55%

Desktop

Entre os computadores, o Edge e o Firefox cresceram 1 ponto do mercado em comparação ao ano anterior, enquanto os navegadores Chrome e Safari perderam cerca de 2% do público.

  1. Chrome — 64,84%
  2. Edge — 12,96%
  3. Safari — 8,83%
  4. Firefox — 7,57%
  5. Opera — 3,23%

Celular

De janeiro de 2023 a janeiro de 2014, o Chrome perdeu 1 ponto percentual da fatia de mercado para celular enquanto o Safari cresceu na mesma proporção.

  1. Chrome — 64,74%
  2. Safari — 25,07%
  3. Samsung Internet — 4,39%
  4. Opera — 2,15%
  5. Firefox — 0,5%
  6. Edge — 0,3%

Navegadores mais usados no Brasil

Os brasileiros têm preferências diferentes em relação ao resto do mundo na escolha de navegadores, o que pode estar relacionado à preferência do público por modelos e marcas diferentes. O alto preço dos produtos Apple no Brasil, por exemplo, pode responder aos índices mais baixos do Safari em comparação aos dados mundiais.

Geral

No Brasil, o Chrome tem 10% a mais de presença no mercado do que média global.

  1. Chrome — 75,48%
  2. Safari — 9,07%
  3. Opera — 5,03%
  4. Edge — 4,76%
  5. Samsung Internet — 2,23%
  6. Firefox — 2,22%

Desktop

Na comparação com os dados mundiais, chama a atenção a forte presença do Opera junto aos brasileiros. No entanto, vale notar que o navegador teve uma queda de quase 3% entre janeiro de 2023 e 2024. Já o Microsoft Edge cresceu pouco mais de 1 ponto nesse período.

  1. Chrome — 72,04%
  2. Opera — 10,22%
  3. Edge — 9,89%
  4. Firefox — 4,58%
  5. Safari — 1,5 %

Celular

A divisão de mercado no segmento de celular é bastante estável entre os brasileiros, com liderança absoluta do Google Chrome.

  1. Chrome — 78,64%
  2. Safari — 15,58%
  3. Samsung Internet — 4,19%
  4. Opera — 0,6%
  5. Edge — 0,26%
  6. Firefox — 0,22%

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!