Destaque da NASA: nebulosa e aglomerado estelar na foto astronômica do dia
Danielle Cassita
Destaque da NASA: nebulosa e aglomerado estelar na foto astronômica do dia

O aglomerado estelar NGC 1893 e a nebulosa IC 410 estão na foto astronômica destacada pela NASA nesta sexta-feira (2) no site Astronomy Picture of the Day . A imagem foi capturada na Holanda, e revela os objetos parcialmente escurecidos por partículas de poeira.

A nebulosa, que é uma região repleta de hidrogênio gasoso ionizado, fica a 12 mil anos-luz da Terra. Ela também é conhecida como Nebulosa do Girino devido ao seu formato.

Na imagem, a nebulosa aparece cercando o aglomerado estelar NGC 1893. Trata-se de grupo de estrelas jovens, que se formaram há 4 milhões de anos a partir de uma nuvem de gás interestelar.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Em seu interior,há estrelas quentes e brilhantes com luz que ioniza as partículas por perto, fazendo com que brilhem. O aglomerado IC 410 fica a cerca de 10 mil anos-luz de nós em direção à constelação Auriga, o Cocheiro.

O que é um aglomerado estelar?

Como o nome indica, os aglomerados estelares são grupos de estrelas formadas a partir da matéria em nuvens moleculares, que são grandes regiões de gás e poeira. Eles podem conter desde centenas a milhões delas, e proporcionam aos astrônomos informações importantes sobre os processos de evolução estelar .

Entre os tipos de aglomerados, estão os globulares, conhecidos por terem estrelas fortemente unidas. Os aglomerados estelares globulares podem ter de dezenas de milhares a milhões de membros, e estão associados a todos os tipos de galáxias .

Os aglomerados também podem ser classificados como abertos — é o caso de IC 410. Os grupos de estrelas desta categoria podem conter de dezenas de estrelas a algumas centenas delas, e são bem menores que os globulares.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!