Rufus | Amazon lança IA para ajudar a fazer compras no app
Fabrício Calixto
Rufus | Amazon lança IA para ajudar a fazer compras no app

Quem usa o aplicativo da Amazon para encher o carrinho nos EUA vai contar com a ajuda de uma inteligência artificial específica para decidir o que comprar por lá. A gigante varejista lançou o Rufus, uma IA capaz de dar pitacos, fazer comparações e sugerir produtos quando acionada pelo usuário, como se você estivesse recorrendo à ajuda de um vendedor de uma loja física.

Segundo a Amazon (e a título de curiosidade), o nome “Rufus” se trata de uma homenagem ao “trabalhador voluntário mais baixo da empresa”. Trata-se de um cãozinho da raça corgi que pertencia a um funconário da companhia e costumava "dar expedinete" junto de seu dono. O Rufus original faleceu em 2009, aos 15 anos.

O que é o Rufus?

Equipado com um LLM (grande modelo de linguagem) próprio , o Rufus tem treinamento baseado nas próprias informações disponíveis no catálogo da Amazon. A máquina ainda consegue se tornar mais inteligente conforme as pessoas interagem com ela e a alimentam com novos dados.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Na prática, será possível fazer perguntas que quase nada se diferem da experiência em uma loja de shopping, por exemplo, “Rufus, me diga quais as diferenças entre tênis para corrida, trilha e estrada”.

Dessa forma, o assistente virtual formula uma resposta no estilo ChatGPT e também sugere produtos para você adquirir. Por ora, o Rufus é uma função presente só no aplicativo para celulares e tablets.

Será possível acessar o assistente inteligente por meio de um botão disponível na parte inferior do aplicativo. Quem quiser também vai poder ajustar o volume das respostas, variando entre formulações objetivas ou resultados mais detalhados.

Disponibilidade

O Rufus está disponível somente para um pequeno grupo de usuários nos Estados Unidos e não se sabe ao certo quando a novidade será incorporada ao aplicativo da Amazon. No entanto, é esperado que o lançamento aconteça de forma definitiva nas próximas semanas.

Também não há informações quanto à chegada do chatbot no Brasil e nem detalhes sobre a sua adaptação para o público daqui.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!