A Apple divulgou dados sobre a adoção ao iOS 17 até o começo deste mês de fevereiro e comparou o resultado com os números da versão anterior do sistema. De acordo com a companhia, 76% do público com um modelo de iPhone compatível (lançado nos últimos quatro anos) já atualizou o aparelho para a versão mais recente do sistema operacional.
Apesar de ser uma porcentagem alta, o resultado é ligeiramente inferior à adoção ao iOS 16 no mesmo período do ano passado. Com o mesmo tempo de disponibilidade, a versão anterior alcançava 81% do público nessas mesmas condições.
Adoção ao iOS 17
Segundo a Apple, entre as pessoas com um iPhone dos últimos quatro anos, 76% utilizam o iOS 17 e 20% continuam com o iOS 16.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Já na análise geral, que inclui modelos mais antigos, o total de aparelhos com a versão mais nova do SO é de 66%, seguindo pelo iOS 16 com 23%. Versões anteriores do sistema somam 11%.
O resultado da atualização de sistema nos aparelhos da Apple é bastante superior em relação ao que ocorre nos celulares Android — que registram uma adoção mais lenta dos updates.
Isso ocorre não apenas porque há um público consumidor muito maior do SO do Google, mas também porque muitas pessoas utilizam aparelhos mais antigos que não têm suporte às versões mais recentes.
A dona do Sistema do Robozinho parou de divulgar dados sobre a adoção do seu SO, mas, segundo dados de janeiro do Statcounter, o Android 13 (de 2022) está presente em 32% dos aparelhos, enquanto as versões 12 e 11 ainda registram 17% e 16%, respectivamente. O Android 14, porém, não foi contabilizado nessa amostragem.
iPadOS 17 tem maior adoção
Enquanto o iOS 17 ficou um abaixo na taxa de adoção em comparação ao sistema anterior, o iPadOS 17 teve um resultado contrário.
Segundo a Apple, a nova versão do SO para iPad já está instalada em 61% dos modelos lançados nos últimos quatro anos — porcentagem maior do que os 53% do iPadOS 16 nesse mesmo recorte no ano passado.
Nos dados com todos os modelos, incluindo os iPads mais antigos, o iPadOS 17 alcança 53% dos aparelhos, seguido pela versão 16 que soma em 29% dos dispositivos em operação.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam
- Meteorito pode ter causado em SP terremoto forte como bomba de Hiroshima
- iPhone 16 surge com novo design em possível esquema vazado
- O céu não é o limite! | Aurora rara, lander japonês, lago em Marte e mais
- Como Os Simpsons previu (e ridicularizou) o Apple Vision Pro
- 😱 CAIU MAIS | Aproveite Galaxy S22 em oferta imperdível