A infraestrutura para carros elétricos no Brasil está prestes a receber um impulso significativo e, com isso, reduzir a preocupação de quem ainda não migrou para o segmento por conta da dificuldade de encontrar postos de recarga, principalmente nas estradas.
A BYD e a Raizen Power, divisão brasileira da Shell especializada em energia renovável, firmaram parceria para impulsionar a eletromobilidade em 8 capitais do Brasil.
Segundo a montadora chinesa, a iniciativa prevê a construção de hubs de recarga elétrica em todas as regiões do país, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Belém.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Uma parceria estratégica acaba de ser firmada entre BYD e Raízen Power. 🤝
— BYD do Brasil (@BrasilBYD) February 2, 2024
Entre as iniciativas previstas, está a construção de hubs de recarga elétrica em oito capitais brasileiras nos próximos três anos: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF)(+) pic.twitter.com/39qXLo6SQe
“O objetivo da parceria é ampliar a rede pública de carregadores elétricos no país, com energia 100% limpa e renovável. Ao todo, serão 600 novos pontos de recarga DC, somando mais 18 MW de potência instalada”, explicou a BYD, em sua conta oficial na rede social X, antigo Twitter.
Recarga nos postos será paga
A parceria que prevê a instalação de 600 pontos de recarga espalhados pelas 8 capitais brasileiras terá início ainda em 2024, e deverá ser finalizada dentro de três anos, em 2027.
A ideia da Raizen e da BYD é construir hubs no estilo do eletroposto inaugurado em São Paulo em 2022. Nesse caso, diferentemente do que ocorre em restaurantes e supermercados, a recarga dos carros elétricos não será grátis, e terá de ser paga de acordo com a quantidade de quilowatts necessários para “abastecer” o carro elétrico.
Em julho de 2022, a reportagem do Canaltech visitou o primeiro eletroposto de recarga rápida do Brasil e conferiu o custo para “encher o tanque”. Na época, a tarifa de uso do eletroposto na modalidade de recarga ultrarrápida, ou seja, com o carregador de 150kWh era de R$ 1,95 por kWh.
No caso de um carro elétrico com bateria de 40 kWh, como o Nissan Leaf , o abastecimento levará apenas 35 minutos e, se o preço ainda for o mesmo, será cobrado um valor de R$ 78. Bem mais barato do que colocar 50 litros de gasolina ou etanol, não é mesmo?
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam
- O céu não é o limite! | Aurora rara, lander japonês, lago em Marte e mais
- Meteorito pode ter causado em SP terremoto forte como bomba de Hiroshima
- 😱 CAIU MAIS | Aproveite Galaxy S22 em oferta imperdível
- DC Comics aponta quem são seus 15 super-heróis mais fortes atualmente
- Como Os Simpsons previu (e ridicularizou) o Apple Vision Pro