PCIe 6.0 via fibra óptica entregam velocidades de até 64 GT/s
Daniel Trefilio
PCIe 6.0 via fibra óptica entregam velocidades de até 64 GT/s

Uma parceria entre a Nubis Communcations e a Alphawave Semi apresentou um novo interconector em fibra óptica para barramento PCI Express 6.0 . A tecnologia entrega larguras de banda de até 64 GT/s, criando potencial para viabilizar servidores mais potentes e capacidade de realizar integração de componentes a distâncias muito maiores sem perda de desempenho ou dados.

A demonstração utiliza um subsistema PCIe da Alphawave baseado em controladores PipeCORE PHY com interconectores ópticos Nubis XT1600 PCIe 6.0 x8. Um detalhe importante é que as taxas de transferência de 64 GT/s não consideram não dependem de retimers para entregar o dobro da largura de banda de barramentos PCIe 5.

“Nosso alto nível de integração com 16 pistas full-duplex em um único motor óptico de baixo consumo e baixa latência é ideal para [oferecer] o máximo da largura de banda do PCIe x16 da próxima geração de implementações de armazenamento e servidores.”, afirmou Scott Schube, Vice-Presidente de Marketing da Nubis Communications.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Ideal para clusters maiores

Atualmente, muitos serviços ainda utilizam interconectores de cobre para interligar servidores em clusters de computação de alto desempenho (HPC) . Além da questão natural do aquecimento desses interconectores pela própria resistência do cobre, o material apresenta uma forte degradação de sinal em distâncias maiores.

As soluções PCI Express por fibra óptica dão conta de amenizar bruscamente os dois problemas, oferecendo a capacidade de criar clusters maiores, com mais dispositivos, com baixíssima perda de sinal, e menor consumo de energia. Produtos como este são especialmente importantes para os segmentos de servidores de IA e Aprendizado de Máquina, ambos em crescimento exponencial.

A Nubis afirmou que já está aceitando solicitação de amostras do Nubis XT1600, mas esclareceu também que a solução em parceria com a Alphawave é personalizada, sob demanda, e não está relacionada ao padrão óptico da PCI-SIG , organização que desenvolve e licencia o barramento PCI Express.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!