APUs Ryzen 8000G não suportam Checagem de Erro (ECC) de memória RAM
Daniel Trefilio
APUs Ryzen 8000G não suportam Checagem de Erro (ECC) de memória RAM

A AMD não incluiu o suporte ao sistema ECC (Código de Checagem de Erros) de memória RAM das novas APUs Ryzen 8000G. As especificações dos Ryzen 3 (8300G) e Ryzen 5 (8300G/8500G/8600G) já não faziam menção à tecnologia e recentemente a empresa confirmou ter, de fato, não implementado o ECC nos novos componentes.

Ao que tudo indica, a funcionalidade também não pode ser ativada manualmente na BIOS das placas-mãe AM5 . Apesar de interessante, a ausência da ferramenta não deve trazer implicações graves para os usuários finais dos Ryzen 8000G mais baratos.

ECC não se justifica em segmentos de entrada

O ECC funciona como uma camada de verificação da integridade dos dados alocados na memória antes do envio para o processador, oferecendo mais estabilidade e reduzindo falhas do sistema. Elas são particularmente interessantes em sistemas projetados para atividades intensas e com uso pesado de memória, nos quais eventuais falhas impactam diretamente na produtividade e custo total de operação.

Tanto por isso, o suporte mais amplo ao ECC ocorre nos segmentos de workstations, data centers, servidores e sistemas embarcados . Para o consumidor doméstico, a ferramenta só faz alguma diferença real quando o usuário dispõe de pouca memória, operando sempre no limite da quantidade disponível.

Contudo, mesmo nesses casos pontuais o g argalo de desempenho costuma ser um fator mais relevante para a estabilidade e experiência final do que eventuais falhas de endereçamento e integridade de dados. Tanto por isso, trazer o ECC em sistemas de entrada é um investimento que sequer faz sentido para as próprias fabricantes de CPUs.

O sistema de checagem de erros e outras ferramentas para garantir isolamento, integridade e seguridade de dados devem estar presentes apenas nas AMD Ryzen 8000G Pro, voltadas para setups mais robustos e sensíveis a falhas e ataques externos.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!