Os chatbots de IA do Gemini e do Copilot informaram resultados falsos do Super Bowl, a grande final do futebol americano, antes mesmo do jogo ter começado. Ambas as ferramentas responderam ao comando como se a partida já tivesse acontecido e, no caso do Gemini, a resposta errou até o time campeão.
- IA mais poderosa do Google, Gemini Advanced já está disponível
- Copilot ganha novo visual e passa a sugerir comandos
Uma publicação no Reddit, postada duas horas antes da bola rolar, perguntou à IA generativa do Google sobre as probabilidades de aposta para o jogo. O Gemini então disse que “não é possível apostar no Super Bowl, porque o resultado já foi determinado” e cravou o placar: San Francisco 49ers campeão contra o Kansas City Chiefs por 34 a 28.
Na vida real, o placar foi de 25 a 22 a favor do Kansas City Chiefs.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Wait... Superbowl 2024 already happened?
by u/Sp00kbee in ChatGPT
O Gemini não foi o único que cometeu a gafe: outro usuário publicou a resposta do Copilot sobre o resultado, uma hora antes da partida começar, e a IA da Microsoft determinou um placar de 31 a 28 para os Chiefs. Nesse caso, o chatbot pelo menos acertou o campeão e a diferença de pontos, mas ainda trouxe dados fictícios.
Comment
by u/Sp00kbee from discussion
in ChatGPT
Problema vai além de placares falsos
A situação expõe um ponto crítico das ferramentas de IA generativa com relação à veracidade das respostas. Copilot e Gemini pesquisam na web em tempo real para desenvolver um texto, mas ainda podem exibir conteúdos falsos ou sem uma fonte confiável para justificá-los
O problema pode ser ainda maior com assuntos muito recentes, que dependem de informações cruzadas e que não necessariamente já foram interpretadas pelas IAs — nesses casos, as ferramentas poderiam se basear no padrão de respostas antigas para criar um material totalmente novo e que não passou por checagem dos fatos.
O Google, por sua vez, reforça que o Gemini ainda pode cometer erros e “passar informações imprecisas”, além de informar que a ferramenta de checagem de IA pode mostrar resultados diferentes dos dados encontrados na pesquisa tradicional do buscador.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Esférulas no oceano seriam vestígios alienígenas?
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
- O céu não é o limite! | Erupção solar, meteoro em SP, exoplanetas e+
- MG | Conheça a nova marca de carros chinesa que virá ao Brasil
- Carnaval 2024 | onde assistir ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro?
- 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam