O rover Perseverance fotografou um eclipse marciano, ou seja, a Lua Fobos passando na frente do Sol. Foram 68 imagens registradas pela câmera Mastcam-Z, revelando a sombra do satélite natural e sua silhueta em forma de batata atravessando a estrela.
- Manchas solares 15 vezes maiores que a Terra são visíveis de Marte
- Exploração espacial: por que é tão difícil levar astronautas para Marte
Eclipses em Marte são bem diferentes daqueles que observamos na Terra, já que as luas de lá são menores que a nossa. Embora Fobos seja maior que sua companheira Deimos, seu diâmetro médio não passa de 22 km.
Orbitando o Planeta Vermelho a menos de seis mil quilômetros acima de sua superfície, Fobos completa uma volta três vezes ao dia. Por isso, diferente do sistema Terra-Lua, os eclipses por lá são relativamente frequentes.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
Por outro lado, assim como na Terra, cada eclipse marciano é observável em diferentes regiões do planeta. Em outras palavras, nem sempre o evento pode ser fotografado pelos rovers Perseverance e Curiosity, ou mesmo a InSight, quando ainda estava ativa.
Quando registrados, os eclipses são uma oportunidade para estudar como a força de marés das luas marcianas podem afetar o planeta. Por exemplo, em 2020, os cientistas descobriram que a sonda InSight teve uma inclinação sutil no momento do eclipse registrado por ela.
O estudo sobre essa inclinação sugere que Fobos causa um pequeno “puxão” em Marte — o mesmo mecanismo gravitacional que causa as marés em nossos oceanos. Com isso, os cientistas podem calcular a órbita do objeto com maior precisão, algo importante para a missão que pretende pousar uma sonda na pequena lua.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Falhas mostram que placa tectônica do Pacífico está rachando
- GWM adia inauguração de fábrica no Brasil por tempo indeterminado
- Empresa lança SSDs M.2 SCSI para sistemas antigos
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
- Novo vírus de Android infecta o celular "sozinho"
- Asteroide descoberto há 3 dias passou perto da Terra nesta segunda (12)