O Google lançou o Gemini Advanced em fevereiro de 2024, como parte da transição de identidade do Bard para Gemini. O serviço pago está incluso numa das assinaturas do Google One e proporciona uma experiência premium para quem usa o chatbot de IA generativa da empresa.
O que é Gemini Advanced?
O Gemini Advanced é um serviço pago que dá acesso à tecnologia de IA generativa mais moderna já desenvolvida pelo Google. O chatbot usa o modelo de linguagem multimodal Gemini Ultra 1.0 e, de acordo com a desenvolvedora, é criado para “tarefas altamente complexas”, com exemplos de uso em raciocínio lógico, programação e criação de textos.
Quem usa a versão gratuita da IA do Google só tem acesso ao Gemini Pro , uma versão indicada para realizar várias tarefas, como gerar textos e responder às perguntas com objetividade, mas não tão complexa como o nível mais avançado.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
A ferramenta está disponível apenas em inglês e, até o momento, só pode ser acessada na versão para navegadores.
O modelo de negócio é bem parecido com o que a OpenAI faz com o ChatGPT Plus : a versão gratuita usa o modelo GPT-3.5, um pouco mais antigo e limitado, enquanto a assinatura Plus introduz o GPT-4, com as soluções mais modernas que a empresa pode oferecer, além de outros recursos exclusivos.
Qual a diferença entre Gemini Nano, Pro e Ultra?
O modelo de linguagem do Gemini é dividido entre três tamanhos diferentes — Nano, Pro e Advanced —, com a última sendo a maior e mais poderosa de todas. Veja as diferenças:
- Gemini Nano: a menor versão disponível, criada para rodar de forma interna em tablets e celulares, como o Pixel 8 Pro . Pode desempenhar funções de IA nos dispositivos móveis;
- Gemini Pro: a versão intermediária, usada no chatbot do Gemini. O Google descreve a versão como “o melhor modelo para uma ampla variedade de tarefas”;
- Gemini Ultra: maior modelo possível, usado para alimentar o Gemini Advanced. Indicado para tarefas mais complexas e uso profissional.
O que a IA é capaz de fazer?
De acordo com o próprio Google, a versão Advanced traz melhorias em raciocínio lógico, compreensão de instruções, escrita criativa e programação. Em comparação com o rival GPT-4, a empresa reforça que o Gemini com o modelo Ultra tem resultados melhores em testes de geração de código em Python, desafios de matemática e respostas sobre conhecimentos gerais.
O serviço também garante uma futura integração da IA com outros serviços, como um assistente de escrita no Gmail e uma ferramenta para criar imagens no Apresentações. No entanto, ainda não há uma data de lançamento desses recursos para assinantes.
De forma resumida, o plano Advanced pode ser útil para quem precisa do assistente de IA frequentemente na rotina profissional, seja com a assistência para geração de códigos ou com a criação de textos. Caso você use o chatbot poucas vezes na semana, é recomendável seguir com a versão gratuita.
Quanto custa o Gemini Advanced?
O Gemini Advanced pode ser adquirido com o plano AI Premium do Google One a R$ 97 por mês.
Por fazer parte do pacote de assinaturas do Google, o pagamento ainda garante outros recursos exclusivos para a conta pessoal na empresa, como até 2 TB de armazenamento em nuvem para Drive, Fotos e Gmail, além de atendimento prioritário da equipe de suporte.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- BYD Dolphin fica mais barato para motoristas de aplicativo
- Micrometeorito raro traz material "impossível" à Terra
- Quarteto Fantástico finalmente tem seu elenco revelado
- Tubarão pré-histórico com "dentes de vampiro" é achado nos EUA
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
- Falhas mostram que placa tectônica do Pacífico está rachando