Depois de aplicar novas regras para disparos de e-mails em massa ao Gmail, o Google informou que vai vetar o recebimento de mensagens de domínios sem autenticação e adotar outros recursos de segurança a partir de abril de 2024.
Novas regras do Gmail
A medida faz jus às determinações aplicadas em 1º de fevereiro de 2024 para contas que remetentes que disparam 5.000 ou mais e-mails por dia. Desde o começo do mês, os administradores de servidores precisam atender a alguns requisitos para fazer envios a contas pessoais do Gmail com sucesso:
- Configurar os protocolos SPF (Sender Policy Framework), DKIM (Domain Keys Identified Mail) e DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance);
- Transmitir mensagens em conexões seguras com TLS;
- Manter a taxa de spam abaixo de 0,10% com base na análise do Postmaster Tools;
- Verificar se os domínios ou IPs de envio tenham registros DNS de encaminhamento e reverso válidos;
- Formatar mensagens de acordo com o padrão Internet Message Format;
- Evitar a personificação do cabeçalho “De:”;
- Adicionar os cabeçalhos ARC (Authenticated Received Chain) caso encaminhe mensagens com frequência;
- Suportar cancelamento de assinatura com um clique e incluir um link de cancelamento no corpo da mensagem.
Todo esse conjunto busca evitar o recebimento de mensagens suspeitas, especialmente phishing . De sobra, também evita spam e outros e-mails incômodos que servem apenas para lotar a caixa de entrada.
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Bloqueio começa em abril
Até então, as medidas rendem apenas um erro para mostrar aos administradores do domínio que há pontos a serem ajustados. Mas o Google vai tomar medidas mais enérgicas a partir de abril de 2024.
Em uma página de suporte, a empresa explicou que vai começar a rejeitar uma porcentagem do tráfego de e-mails que não seguem as novas regras. Em outras palavras: corre o risco de a mensagem sequer chegar à caixa de spam.
“Por exemplo, se 75% do tráfego de um remetente atender aos nossos requisitos, começaremos a rejeitar uma porcentagem dos 25% restantes do tráfego que não esteja em conformidade”, explicaram.
Com o tempo, a companhia também pretende aumentar a taxa de rejeição. Além disso, os remetentes têm até 1º de junho de 2024 para implementar o cancelamento de assinatura com um clique em todas as mensagens comerciais e promocionais.
O que fazer para evitar a restrição?
A limitação será aplicada apenas a domínios que não atendem às “diretrizes para remetentes de e-mail”. Ou seja, se você administra o servidor de e-mail de uma empresa, independente do serviço, é preciso seguir as novas regras do Google.
Por exemplo, se você trabalha com e-mail marketing, tentou enviar muitas mensagens e recebeu erros dessa natureza, procure a equipe de TI o quanto antes para que os ajustes sejam realizados.
O Google Workspace também ficará de fora da rodada. Segundo a companhia, a determinação é válida apenas para contas pessoais do Gmail, que terminam com “@gmail.com” ou @googlemail.com”.
O administradores de domínios do Google Workspace, no entanto, podem configurar seus próprios filtros de spam nas configurações do servidor.
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