Como parar de fumar muda sua expectativa de vida
Nathan Vieira
Como parar de fumar muda sua expectativa de vida

Parar de fumar pode mudar radicalmente a expectativa de vida. Essa é a afirmação de um estudo da Unity Health Toronto. Os pesquisadores canadenses sugerem que, se um fumante conseguir evitar o hábito por dez anos, já é o suficiente para que consiga viver quase tanto tempo quanto alguém que nunca fumou um cigarro na vida.

A análise também mostra que se uma pessoa parar de fumar por menos de três anos, já poderá evitar potencialmente 5 anos de vida perdidos. Parar de fumar durante dez anos é equivalente a evitar dez anos de vida perdidos.

O argumento dos pesquisadores é que, quanto mais jovem um fumante decidir fazer essa mudança, melhores serão os ganhos em sua expectativa de vida.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Para esse estudo, os cientistas acompanharam a saúde de quase 1,5 milhão de fumantes. Aqueles com idade superior a 40 e inferior a 80 anos perderam em média cerca de 12 a 13 anos de vida em comparação com os que nunca fumaram, mas os que conseguiram parar de fumar durante dez anos reverteram esse risco de mortalidade.

Nesse sentido, o risco de morte por doenças diretamente relacionadas ao tabagismo, como acidente vascular cerebral (AVC) , parada cardíaca ou câncer, também foi significativamente reduzido.

Consequências do tabagismo são reversíveis?

As consequências do tabagismo não são totalmente reversíveis, ainda assim. O estudo traz como exemplo o risco de morte por problemas pulmonares, que não foi tão significativamente reduzido entre os ex-fumantes igual aos outros problemas de saúde.

Mesmo assim, o estudo serve para trazer uma esperança de que parar de fumar ainda é a melhor opção disponível para melhorar a saúde.

Qual a melhor idade para parar de fumar?

A melhor idade para parar de fumar é antes dos 35 anos, conforme artigo da JAMA Network Open . Isso porque, durante essa faixa etária, o risco de morte dos fumantes ainda é bem parecido com o das pessoas que nunca fumaram.

Os pesquisadores alertam que, quanto mais tempo e maior é a quantidade que a pessoa fuma, mais difícil será conseguir parar de fumar. Por isso, o apelo é fazer isso o quanto antes se quiser as mudanças em sua expectativa de vida.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!