Robotáxis da Waymo passam por recall após acidentes inusitados
Paulo Amaral
Robotáxis da Waymo passam por recall após acidentes inusitados

A Waymo, empresa do Google especializada em carros autônomos, anunciou que todos os seus robotáxis sem motorista foram recolhidos para passar por um “recall” voluntário. O motivo? Dois deles colidiram contra uma mesma caminhonete em Phoenix, no Arizona (EUA).

Os incidentes foram confirmados pela empresa em seu site oficial, e a explicação para dois robotáxis colidirem contra uma mesma caminhonete foi tão inusitada quanto o fato ocorrido em dezembro de 2023. De acordo com a Waymo, a culpa não foi dos robotáxis.

“A caminhonete ficou persistentemente inclinada em uma faixa central e uma faixa de tráfego. Após o contato, o guincho e a caminhonete rebocada não pararam nem pararam e, poucos minutos depois, outro veículo Waymo fez contato com a mesma caminhonete enquanto ela era rebocada da mesma maneira”.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

A empresa destacou ainda que, no momento dos incidentes, nenhum dos veículos estava com passageiros a bordo, e que o “cenário incomum” resultou apenas em pequenos danos aos dois carros autônomos.

Software atualizado

Apesar de ter jogado a culpa das colisões para o guincho e a caminhonete que estava sendo rebocada, a Waymo atendeu às solicitações da NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário) e recolheu todas as unidades para um recall.

Segundo Maurício Peña, Diretor de Segurança da empresa, toda a frota teve o software atualizado para “resolver esse problema raro”. O executivo afirmou ainda que o recall foi realizado sem que os serviços de táxi autônomo fossem interrompidos.

“Este recall voluntário reflete a seriedade com que levamos nossa responsabilidade de implantarmos nossa tecnologia com segurança e de nos comunicarmos de forma transparente com o público”, concluiu.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!