SpaceX decide tirar 100 satélites Starlink da órbita terrestre
Danielle Cassita
SpaceX decide tirar 100 satélites Starlink da órbita terrestre

A SpaceX anunciou que vai desorbitar 100 dos seus satélites ao longo das próximas semanas. A decisão foi tomada como uma forma de diminuir a quantidade de espaçonaves potencialmente perigosas na órbita da Terra, que representam riscos de colisões com outros objetos no espaço.

Em uma publicação no X, o antigo Twitter , a empresa explica que suas equipes notaram um problema comum neste pequeno grupo de satélites, que pode aumentar a probabilidade de falhas no futuro porque talvez não seja possível desviá-los de outras espaçonaves.

Assim, a SpaceX descreve que a ação “é o certo a se fazer para manter o espaço seguro e sustentável". O procedimento deve levar seis meses, e durante o período, todas as unidades vão manter seus recursos de manobras e desvio.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

“Estes satélites em desórbita vão ter responsabilidade de [executar] manobras para qualquer conjunção de grande risco, em consistência com as melhores práticas de segurança e sustentabilidade no espaço”, acrescentaram no comunicado.

Os satélites Starlink foram projetados para usar dados da Força Espacial e da empresa LeoLabs, e assim, determinar de forma autônoma quando é necessário desviar de outras espaçonaves. Entre junho e novembro do ano passado, os Starlink fizeram mais de 24 mil manobras de desvio .

Pode parecer que 100 satélites são uma quantidade grande de dispositivos. Por outro lado, vale lembrar que há mais de 5.400 satélites Starlink no espaço , e a empresa tem aprovação regulatória para lançar até 12 mil deles. Futuramente, a SpaceX planeja aumentar esta quantidade para 40 mil ou mais.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!