CPUs Ryzen Medusa com Zen 6 devem ter conexão 2.5D e RDNA 5
Felipe Vidal
CPUs Ryzen Medusa com Zen 6 devem ter conexão 2.5D e RDNA 5

Pouco tempo após noticiarmos que a AMD cogitava iniciar a produção em massa dos novos Ryzen com Zen 5 , um vazamento do insider Olrak29_ em sua conta no X (antigo Twitter ) pode ter revelado os primeiros detalhes dos Ryzen com arquitetura Zen 6. Ainda longe do lançamento, os processadores têm o codinome Medusa e chegariam com uma iGPU baseada em RDNA 5, além de melhorias na largura de banda.

Pouco se sabe sobre os futuros processadores com Zen 6. Na verdade, tirando as melhorias no IPC , também há relativamente poucas informações sobre o Zen 5. No entanto, o rumor aponta que a futura geração da AMD deve abandonar o tradicional design multi-die e investir em um tipo de interconexão 2.5D entre os chiplets, que deve aumentar a largura de banda e, consequentemente, a velocidade dos produtos.

Apesar de se chamarem Medusa, ou seja, o nome das CPUs Ryzen para uso doméstico com essa tecnologia , a arquitetura Zen 6 é chamada de Morpheus. A expectativa é que esses produtos sejam lançados com um processo de fabricação refinado, na ordem dos 2 nanômetros.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

RDNA 5 deve ser poderoso

Já sobre os gráficos integrados, o informante comenta que a AMD pulará a microarquitetura baseada em RDNA 4. Com isso, há uma divergência entre informações, uma vez que no passado já foi especulado que o time vermelho não teria nenhum modelo topo de linha com essa tecnologia , porém uma GPU premium foi vazada pelo próprio Olrak em 2023 .

Seja como for, a microarquitetura de RDNA 5 deve trazer um salto geracional bem perceptível em relação ao atual RDNA 3 e o futuro RDNA 3.5, que deve estar presente nas CPUs Strix Point de notebooks. Inclusive, o RDNA 5 foi especulado de integrar a placa de vídeo do próximo Xbox, mas os planos podem ter mudado.

Os processadores Ryzen com a arquitetura Zen 6 só devem ser lançados entre o fim de 2025 e o início de 2026. Assim, muita coisa ainda pode mudar no desenvolvimento desses produtos.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!