Destaque da NASA: galáxia observada pelo Hubble é foto astronômica do dia
Destaque da NASA: galáxia observada pelo Hubble é foto astronômica do dia

Nesta terça-feira (20), a foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day foi capturada pelo telescópio Hubble e mostra a galáxia AM1054-325. Ela está interagindo com outra, e conforme isso acontece, a gravidade e movimento de ambas impulsiona a formação de estrelas .

Estas estrelas nascem rapidamente (em termos astronômicos, claro) nas estruturas gasosas que se estendem de AM1054-325, formadas pela gravidade da outra galáxia. Devido ao processo, AM1054-325 deixou de ter estrutura espiral e acabou com formato parecido com o da letra S.

Na foto, o "corpo" da galáxia aparece nas áreas amareladas. Já as regiões rosadas indicam envelopes de hidrogênio gasoso cercando as estrelas recém-formadas, que por sua vez, brilham em azul.

CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Os astrônomos estimam que a galáxia AM1054-325 tem mais de 100 aglomerados estelares. A maioria das estrelas neles tem menos de 10 milhões de anos, ou seja, são consideradas bastante jovens.

Interações entre galáxias

A foto da galáxia AM 1054-325 é um ótimo exemplo de como as colisões galácticas não destroem estrelas. Na verdade, as dinâmicas deste processo ajudam a formar novas gerações de estrelas, e muitas delas devem nascer acompanhadas de planetas .

O Hubble já observou mais de 10 galáxias interagindo, e revelou estruturas alongadas nelas repletas de gás, poeira e estrelas. Os dados do telescópio mostraram que estas “caudas” abrigam 425 aglomerados de estrelas jovens, cada um formado por pelo menos um milhão delas.

Michael Rodruck, autor principal do novo estudo que descreve tais observações, destacou a surpresa de identificar objetos tão jovens nas caudas das galáxias. “Isso nos diz muito sobre a eficiência da formação dos aglomerados”, explicou. “Com as caudas de maré, você cria novas gerações de estrelas que poderiam não existir de outra forma”.