Você já teve gases depois de comer doces e chicletes sem açúcar? Não está sozinho! Pesquisadores da University of California podem ter descoberto porque isso acontece com algumas pessoas. Segundo as informações veiculadas por eles na revista científica Cell , tudo tem a ver com alterações no microbioma intestinal e intolerância ao sorbitol, uma substância usada com frequência em produtos do tipo.
O sorbitol é uma molécula de açúcar conhecida pela baixa caloria e baixo índice glicêmico, então não causa picos de açúcar no sangue . Costuma ser mais suave e menos adocicado do que o açúcar comum, mas é conhecido por trazer água para o intestino, por isso é utilizado como ingrediente ativo em laxantes, por exemplo.
A substância pode ser encontrado de forma natural numa variedade ampla de plantas, tais como frutas (incluindo maçãs, peras, pêssegos e ameixas secas), vegetais e algas.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Segundo os cientistas, em níveis elevados, o sorbitol pode causar inchaço, cólicas e diarreia. Mas algumas pessoas desenvolvem intolerância, então se deparam com problemas digestivos mesmo diante de uma pequena quantidade da substância.
Intolerância ao sorbitol
Os cientistas fizeram experimentos com roedores e descobriram que tomar antibióticos, combinados com uma dieta rica em gordura, reduziu o número de micróbios intestinais Clostridia , que podem decompor o sorbitol.
Depois que os ratos receberam antibióticos e foram alimentados com uma dieta rica em gordura saturada, as células que revestem o intestino usaram menos oxigênio. Isso criou um nível mais alto de oxigênio no intestino, diminuindo esses micróbios específicos. Sem essas bactérias, o sorbitol não era decomposto no intestino. Resultado? Gases.
A análise também permitiu identificar quais bactérias intestinais possuem genes que produzem a enzima que decompõe o sorbitol e quais dessas bactérias intestinais eram abundantes antes (mas não depois) do tratamento com antibióticos.
“Esta descoberta é crucial, dado o uso predominante de sorbitol e semelhantes na produção de alimentos dietéticos. Nosso estudo fornece um ponto de partida completamente novo para abordagens para diagnosticar, prevenir e tratar a intolerância ao sorbitol”, afirma Andreas Bäumler, autor do estudo, em comunicado divulgado pela universidade.
O que causa gases?
Os gases no trato digestivo podem ser causados de duas maneiras: aerofagia (ou seja, basicamente engolir ar), o que acontece quando você come ou bebe rapidamente, masca chiclete ou fuma, e a falta de absorção ou digestão de alguns carboidratos (açúcar, amidos e fibras) no intestino delgado, pela ausência de certas enzimas.
Nesse último caso, o alimento não digerido ou não absorvido passa para o intestino grosso, onde bactérias inofensivas e normais decompõem o alimento.
Quais alimentos causam gases?
Além de doces e chicletes sem açúcar, diversos alimentos podem causar gases. De acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, um açúcar complexo encontrado no feijão, repolho, couve-de-bruxelas, brócolis, aspargos, outros vegetais e grãos integrais pode contribuir para a condição. A maioria dos amidos, incluindo batata, milho, macarrão e trigo, produzem gases à medida que são decompostos no intestino grosso.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Brasileiro pode ter descoberto planeta escondido no Sistema Solar
- Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
- Max | O que muda de verdade com a chegada do streaming ao Brasil?
- Semana do Cinema 2024 traz ingressos a R$ 12 em todo o Brasil
- 🤑 BARATO | Aproveite Galaxy S23 de 512 GB em super oferta
- ThunderCats traz nova e intrigante conexão entre Mumm-Ra e Jaga