Contrariando a crença popular de que colocar um dispositivo eletrônico molhado em grãos secos de arroz ajuda a secá-lo mais rapidamente, a Apple atualizou seu guia para "alerta de detecção de líquido" e não recomenda que usuários de iPhone realizem essa prática.
- Como usar um simples atalho para tirar a água do iPhone
- Galaxy S24 x iPhone 15: qual é o melhor top de linha compacto?
Identificado pelo site Macworld, a atualização da página da Apple diz que usuários não devem envolver o iPhone em grãos de arroz, uma vez que pequenas partículas podem causar danos ao celular.
A empresa também reforça que consumidores não devem utilizar uma fonte externa de calor, ar comprimido ou inserir objetos como haste flexível ou papel-toalha no conector de carregamento.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Embora iPhones mais recentes sejam certificados com proteção IP68 contra poeira e líquidos, isso não significa que sejam à prova de intempéries de qualquer tipo.
A exposição a líquidos pode causar danos aos componentes internos e a proteção IP68 garante a resistência do aparelho até certa profundidade e por um período limitado de tempo. Portanto, é importante evitar mergulhos prolongados ou em águas profundas, bem como exposição em situações com muita pressão, como natação e outros esportes aquáticos.
Além disso, a resistência à água e poeira do iPhone pode diminuir com o tempo devido ao desgaste natural.
O que não fazer quando molhar o iPhone
- Não seque o iPhone usando uma fonte externa de calor ou ar comprimido.
- Não insira no conector um objeto estranho, como uma haste flexível ou um papel-toalha.
- Não coloque o iPhone em um saco de arroz. Pequenas partículas de arroz podem causar danos ao iPhone.
O que fazer quando molhar o iPhone
Em modelos de iPhone XS , iPhone XS Max , iPhone XR e mais recentes, o iOS emite um alerta ao detectar líquido no conector Lightning ou USB-C indicando "carregamento não disponível".
Ao visualizar o alerta, remova o smartphone do carregador e siga as instruções indicadas pela Apple:
- Bata o iPhone levemente na mão com o conector apontado para baixo para remover o excesso de líquido.
- Deixe o iPhone em um local seco com fluxo de ar.
- Aguarde pelo menos 30 minutos antes de carregar o dispositivo com um cabo Lightning ou USB-C ou conectar um acessório.
- Caso veja o alerta novamente, isso significa que ainda há líquido no conector ou embaixo dos pinos do cabo. Deixe o iPhone em uma área seca com fluxo de ar por até um dia. Você pode tentar carregar o dispositivo ou reconectar um acessório durante esse período. Pode demorar até 24 horas para o iPhone secar totalmente.
- Após isso, se ainda não estiver carregando, desconecte o cabo do adaptador e desconecte o adaptador da parede (se possível) e conecte-os novamente.
Para evitar dores de cabeça e prejuízos desnecessários, o melhor é evitar ao máximo a exposição do iPhone a situações que possam levar ao contato com líquidos e grãos finos de poeira ou areia.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Brasileiro pode ter descoberto planeta escondido no Sistema Solar
- Estrutura misteriosa em forma de onda está se movendo por nossa galáxia
- Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
- Que horas Avatar: O Último Mestre do Ar estreia na Netflix?
- Homem-Aranha finalmente explica como consegue dormir e salvar a cidade
- Max | O que muda de verdade com a chegada do streaming ao Brasil?