Sonda privada Odysseus vai tentar pousar na Lua
Danielle Cassita
Sonda privada Odysseus vai tentar pousar na Lua

Faltam poucas horas para o lander Odysseus tentar pousar na Lua. A espaçonave da Intuitive Machines vai tentar descer a uma pequena cratera a 300 km do polo sul, e se tudo correr bem, esta vai ser a primeira espaçonave privada a pousar em segurança em nosso satélite natural.

O pouso deve acontecer às 18h24, no horário de Brasília. No entanto, é difícil dizer ao certo o horário em que o Odysseus vai descer à superfície lunar, porque há vários fatores envolvidos — o principal deles é o momento em que a espaçonave acionar seus motores para sair da órbita lunar e iniciar a descida.

O procedimento deve acontecer quando faltar uma hora para o pouso, e é necessário para o Odysseus entrar em uma órbita de 100 km de altitude no ponto mais alto e 10 km no mais baixo. A ideia é que o ponto de menor altitude esteja exatamente acima do local desejado para o pouso.

Durante a descida final, o Odysseus vai usar suas câmeras e lasers para se aproximar da superfície lunar, enquanto aciona motores para desacelerar. Segundo a Intuitive Machines, deve haver um atraso de 15 segundos até a confirmação do pouso na Lua.

Se tudo der certo, o Odysseus vai pousar na cratera Malapert A, uma formação de aproximadamente 69 km de diâmetro. O esperado é que a espaçonave permaneça ativa na Lua por cerca de sete dias, encerrando a missão quando a noite lunar começar.

A expectativa é grande para o desfecho da IM-1 (nome dado à missão), e não é sem motivo. Além de o possível sucesso marcar o primeiro pouso lunar já feito por uma espaçonave privada, pode representar também o primeiro pouso de uma sonda estadunidense desde aquele da missão Apollo 17 , em 1972.

Como ver online o pouso do Odysseus na Lua

Você pode acompanhar o pouso do lander Odysseus na transmissão da NASA a partir das 17h, no horário de Brasília. Para isso, é só acessar o site da agência espacial .

Outra opção é conferir a transmissão da Intuitive Machines, exibida no site da missão IM-1 . Como esta live vai ser semelhante à da NASA, é provável que comece no mesmo horário.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!