App Fotos do Windows ganha IA para remover objetos de imagens
André Lourenti Magalhães
App Fotos do Windows ganha IA para remover objetos de imagens

O aplicativo Fotos Microsoft recebeu uma função que usa IA generativa para remover objetos indesejados de imagens. Chamado de “borracha generativa”, a novidade foi liberada inicialmente para testadores inscritos no Windows Insider Program e estará disponível no Windows 10 e nos computadores Windows 11 com chips Arm64.

Para usá-la, você precisa apenas selecionar a borracha, passar sobre os espaços que deseja substituir e deixar a IA fazer o resto. O software então remove as distrações e preenche o espaço vazio de uma forma que mantenha o padrão da imagem.

Em post no blog oficial, a Microsoft revela que a borracha “cria um resultado mais realista e suave depois que os objetos tão apagados da foto, mesmo ao remover grandes áreas”.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Mais uma opção

Esse é um dos usos mais comuns da IA generativa no tratamento de imagens. O Google Fotos já possui uma ferramenta similar desde o ano passado com o Magic Eraser , disponível para Android e iOS, e a Adobe também possui uma alternativa similar no Firefly , oferecido via navegador ou pelo Photoshop.

A Samsung também adotou um recurso para apagar e mover objetos no editor de imagens graças aos recursos do Galaxy AI , lançados neste ano com a linha Galaxy S24 . A novidade da Microsoft é uma opção interessante para quem precisa fazer esses ajustes nas imagens, principalmente por se tratar de um app nativo do Windows.

Ainda em testes

A nova ferramenta do Fotos está disponível apenas para inscritos no programa de testes do Windows e pode demorar algumas semanas para chegar a todos os dispositivos. De acordo com a Microsoft, informa que a borracha generativa aparece a partir da versão 2024.11020.21001.0 do aplicativo de imagens.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!