O que muda do Xiaomi 13 Ultra para o Xiaomi 14 Ultra?
Vinícius Moschen
O que muda do Xiaomi 13 Ultra para o Xiaomi 14 Ultra?

O Xiaomi 14 Ultra foi oficialmente lançado como uma das opções mais avançadas da Xiaomi para 2024, e o celular trouxe algumas diferenças em relação ao seu antecessor. Assim como já aconteceu em gerações passadas, o modelo tem seus principais atributos na parte de câmeras, que recebeu diversas novidades em comparação com a geração passada.

Câmeras em foco

A câmera principal do Xiaomi 14 Ultra traz um sensor Sony LYT900 , em vez do IMX989 presente na geração anterior. Mesmo que o novo componente mantenha a resolução de 50 MP e as grandes dimensões de 1 polegada, ele promete entregar performance otimizada em diferentes condições de luminosidade.

O novo sensor foi anunciado pela Sony como parte de sua linha LYTIA, que surgiu em 2022 com o objetivo de dar maior liberdade criativa na hora de capturar fotos e vídeos. O Xiaomi 14 Ultra ainda traz algoritmos atualizados e desenvolvidos em parceria com a marca alemã de câmeras Leica , o que deve representar uma vantagem em relação ao seu antecessor em aspectos como exposição, qualidade de cor, nitidez e mais.

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

O aparelho atualizado ainda traz suporte para abertura variável com 1.024 stops entre f/1.63 (obturador mais aberto) e f/4.0 (obturador mais fechado). Na prática, isso significa que é possível obter maior flexibilidade em aspectos como exposição à luz e profundidade de campo em fotos e vídeos, permitindo um efeito de desfoque mais preciso e natural, por exemplo.

Para referência, o Xiaomi 13 Ultra já tinha suporte para abertura variável, mas em um espectro ligeiramente mais restrito entre f/1.9 e f/4.0. Além disso, a geração passada oferece apenas dois stops, sem intermediários.

As outras três câmeras traseiras do Xiaomi 14 Ultra permanecem com os mesmos sensores Sony IMX858 de 50 MP, posicionados para capturar conteúdos em ultrawide, telefoto com zoom de 3,2x e periscópio 5x.

Essa geração também ganhou um novo kit de fotografia, que agora também serve como uma bateria extra com capacidade de 1.500 mAh. O acessório ainda traz protetores para as lentes traseiras, além de um botão de obturador com acionamento em dois estágios.

Processamento, sistema e bateria

Assim como era esperado, o Xiaomi 14 Ultra também ganhou uma atualização de performance com a chegada do Snapdragon 8 Gen 3, que substitui o 8 Gen 2 presente no modelo anterior. A nova plataforma foi anunciada pela Qualcomm no final do ano passado , com otimizações de performance e novos recursos relacionados com a inteligência artificial (IA) processada no próprio dispositivo .

Novidades também são vistas na parte de software , já que o smartphone roda a interface HyperOS baseada no Android 14 , que chegou para substituir a MIUI característica dos aparelhos da Xiaomi . Além de trazer novos ícones e a reestruturação de alguns menus, o sistema também ganhou maior integração com outros itens da marca, incluindo produtos de casa inteligente, tablets, notebooks e mais.

Uma mudança mais sutil é vista na parte de bateria, já que sua capacidade ganhou 300 mAh e passou a 5.300 mAh. Na prática, isso significa que o Xiaomi 14 Ultra será capaz de entregar alguns minutos a mais de uso antes de descarregar completamente, mesmo que não seja uma melhoria tão aguda.

Adicionado a isso está o aumento da velocidade máxima das recargas sem fio, cuja potência passou de 50 W para 80 W. O carregamento por cabo permanece em 90 W.

Já as características principais que não sofreram grandes alterações no Xiaomi 14 Ultra incluem:

  • Versões com até 12 ou 16 GB de RAM
  • Tela de 6,73 polegadas com resolução de 1.440 x 3.200 pixels e taxa de atualização de até 120 Hz
  • Opções com 256 e 512 GB de armazenamento interno, além de uma variante mais avançada com 1 TB
  • Câmera frontal de 32 MP com sensor OmniVision
  • Resistência IP68 contra água e poeira

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!