O Windows 11 ainda não possui compatibilidade com Wi-Fi 7 e USB4 2.0, que vêm sendo difundidos em uma série de novos aparelhos no mercado, como roteadores, modems e placas-mães. Essa realidade, contudo, pode estar prestes a mudar: a Gigante de Redmond deve incorporar suporte para as novas tecnologias em seu sistema operacional em breve, visto que ambas já estão presentes na mais recente versão de testes do sistema.
- 5 principais diferenças entre Wi-Fi 7 e Wi-Fi 6
- Bug bizarro faz Microsoft suspender atualização do Windows 11
Wi-Fi 7 estará “on” no Windows 11
O site XDA Developers afirma que os planos da Microsoft preveem que o Windows 11 receba suporte nativo ao Wi-Fi 7 ainda em 2024, e a expectativa é que a compatibilidade não tarde muito a chegar, considerando a oferta da conexão em aparelhos disponíveis no mercado e o “delay” do SO em relação a esse cenário.
Para ser mais preciso, o Wi-Fi 7 no Windows 11 pode desembarcar na atualização 24H2, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. No entanto, pessoas cadastradas no programa Windows Insider já testam a conexão na prévia 26063 do Windows 11, disponibilizada via Canary Channel.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
O que é o Wi-Fi 7?
O Wi-Fi 7 (ou tecnologia IEEE 802.11be) é a geração mais recente de conexões sem fio, capaz de proporcionar redes wireless mais rápidas e estáveis em comparação com a sua versão anterior. Inclusive, a sétima geração do Wi-Fi pode até mesmo bater de frente com conexões a cabo (também conhecidas como Ethernet) em determinadas circunstâncias.
Se você se interessa pela nova tecnologia de conexão com a internet, vale a pena conferir um artigo completo explicando o que é o Wi-Fi 7 .
USB4 2.0 “detectado” no Windows 11
As novidades não param por aí, pois a Microsoft também trabalha em tornar o Windows 11 compatível com o USB4 versão 2.0 em breve — provavelmente via atualização 24H2, assim como pode acontecer com o Wi-Fi 7.
Essa atualização da tecnologia conta com velocidades de transferências de alta performance, superando a marca dos 80 Gbps usando cabos USB-C. Para se ter uma noção, as versões anteriores do USB4 suportam velocidades que giram em torno de 20 e 40 Gbps. Você também confere um guia explicando detalhe por detalhe do USB4 2.0 .
Como ainda não há confirmação oficial por parte da Microsoft de quando tudo isso será liberado ao público final, não há como indicar quando os recursos estarão disponíveis na versão final do Windows 11.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
- MWC 2024 | Motorola mostra celular vestível que pode ser usado no pulso
- Xiaomi lança câmera de segurança CW500 com preço baixo e proteção contra chuva
- Baleia-azul gera híbridos ao acasalar com outras espécies
- 10 comandos legais para usar no Gemini
- Popó x Kleber Bambam | Como assistir à luta ao vivo?