Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
Fidel Forato
Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto

No deserto da Arrábia Saudita, está em desenvolvimento um dos projetos arquitetônicos mais ambiciosos da atualidade: a construção de uma cidade faraônica, concentrada em um único edifício espelhado com 170 km de extensão, a partir do zero. Na segunda-feira (26), os responsáveis pelo prédio The Line, parte do complexo Neom, mostraram como está o gigante canteiro de obras em vídeo.

Com a promessa de ser alimentada por fontes renováveis de energia — o que vai romper com a dependência dos combustíveis fósseis e do petróleo —, a cidade The Line deve ser parcialmente entregue em 2030. Para isso, as equipes sauditas de construção operam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A seguir, assista o vídeo, em inglês, que apresenta o atual estágio de construção:

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Quando a obra for concluída, a expectativa do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud, é que a cidade futurística entre para a história humana assim como entraram as Pirâmides de Gizé e a Grande Muralha da China .

Construção do projeto The Line

No vídeo, é possível observar o que é, muito possivelmente, o maior processo de terraplanagem da história da humanidade — embora a equipe do Guinness World Records não tenha atestado o feito.

A etapa é a base da construção, já que é preciso, antes de tudo, aplainar e aterrar o terreno para que a construção comece a subir e as vigas sejam colocadas. Inúmeras escavadeiras e filas de caminhões auxiliam nesta operação que precisa movimentar milhões de metros cúbicos de terra.

Diante das imagens, parte do ceticismo inicial em relação à obra faraônica da Arabia Saudita começa a se desfazer. É inegável que o trabalho está progredindo e há mais do que renderizações sobre o projeto final.

Cidade futurística e sustentável no deserto

O edifício-cidade com 200 metros de largura e 170 km de extensão será erguido no noroeste do país, próximo ao Mar Vermelho. A expectativa é que o prédio possa abrigar uma população de 9 milhões de pessoas, algo próximo à ocupação de Nova York.

Os habitantes da cidade The Line poderão optar entre andar a pé ou pegar um trem de alta velocidade, que vai percorrer toda a área em 20 minutos. Não existirão carros e nem motos, o que reduzirá a emissão de carbono. Apenas fontes renováveis de energia serão usadas para manter as instalações.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!