Deserto pode se formar no Nordeste do Brasil
Nathan Vieira
Deserto pode se formar no Nordeste do Brasil

Existe uma área do Nordeste do Brasil que pode se transformar em um deserto. A região, que conta com cerca de 5,7 mil km², contempla cinco municípios do nordeste da Bahia: Rodelas, Juazeiro, Abaré, Chorrochó e Macururé. Trata-se de uma consequência da mudança de clima — de semiárido para árido.

A identificação dessa primeira região árida do Brasil ficou por conta de pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que analisaram minuciosamente os dados climáticos de todo o país.

De acordo com a análise conduzida pelo Cemaden, há uma relação direta entre o aquecimento global e a mudança no clima do país. O resultado: aumento das temperaturas, déficit hídrico e secas mais severas.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Deserto brasileiro

Por enquanto, ainda não é correto chamar a região de deserto. Para alcançar essa classificação, o clima teria que ser ainda mais seco, hiperárido. Mas em questão de tempo, isso pode mudar. Segundo o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), 85% do semiárido brasileiro está passando por um processo de desertificação.

O que é desertificação?

O processo de desertificação acontece por alguns fatores específicos, como a perda da fertilidade do solo e da biodiversidade. Os especialistas da área também ressaltam que a desertificação da região, é impulsionada pelo desmatamento.

A consequência da região se tornar um deserto é que a terra ficaria improdutiva, o que por sua vez também inviabilizaria a agropecuária.

Aridez no Brasil

De acordo com o Cemaden, a área classificada como semiárida aumenta cada vez mais. Já chegou, por exemplo, aos estados do Piauí, Bahia e Minas Gerais, a uma velocidade que eles calcularam como 75 mil km² por década.

A organizaçã também avaliou a aridez de outros estados brasileiros. Com isso, foi possível ver que uma mudança de clima se apodera do Centro-Oeste e da Amazônia, tornando mais seco.

"Por meio do índice de aridez é possível identificar, localizar ou delimitar regiões com variável déficit de água disponível, condição que pode afetar severamente o uso efetivo da terra para atividades como agricultura ou pecuária, que favorece a ocorrência de queimadas, e que no longo prazo podem levar à desertificação quando associado a uso não sustentável do solo", diz um relatório publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Por sua vez, o Ministério do Meio Ambiente anunciou a intenção de lançar ainda neste ano um novo plano de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca, justamente tendo em vista essa questão do deserto que pode se formar no Nordeste do Brasil.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!