Muito aguardado pela comunidade de criadores de conteúdo, o YouTube Create finalmente chega ao Brasil nesta quarta-feira (28). O app de edição de vídeo é rival do CapCut, oferece uma série de ferramentas que podem ser usadas na edição de vídeos longos e Shorts e promete facilitar o trabalho de quem faz produções para o YouTube.
- Como postar shorts no YouTube | PC, Android e iPhone
- Como monetizar o seu canal do YouTube | Guia Prático
O Google anunciou o aplicativo em setembro do ano passado , mas apenas em alguns mercados, como os Estados Unidos, Alemanha e Singapura. No entanto, a nova leva de regiões a ganhar a novidade inclui, além do Brasil, Espanha, Canadá, Austrália e Hong Kong, totalizando 21 países.
Prático, mas longe do ideal
O visual do Create segue uma espécie de padrão em apps de edição: o projeto é pré-visualizado na parte de cima e você mexer na parte inferior, adicionando imagens, efeitos e trilha sonora — o app oferece músicas liberadas, ou seja, que não vão te dar problemas de direitos autorais. Ele conta com um número razoável de filtros e efeitos e ainda permite salvar vários projetos para você continuar tudo depois, o que também facilita a vida especialmente durante edições mais longas.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Alguns recursos do YouTube Create que se destacam incluem:
- Cortar e colar vídeos;
- Adicionar filtros;
- Colocar efeitos;
- Alterar a velocidade;
- Remover o plano de fundo;
- Mexer no volume e refinar o áudio;
- Adicionar trilha sonora com direitos autorais liberados;
- Sincronizar músicas com a batida do vídeo;
- Colocar adesivos, GIFs e emojis;
- Redimensionar a proporção do vídeo;
- Gerar legendas, mas só em inglês, espanhol e hindi;
- Ajustar características, como brilho, contraste, luz, sombra, saturação e tonalidade.
Além disso, por ser um app do Google , você pode integrar o programa à sua conta do YouTube, característica muito útil, pois permite o carregamento de vídeos diretamente na plataforma.
Por outro lado, o aplicativo ainda deixa bem claro se tratar de algo em fase experimental. Isso porque ele traz uma quantidade de recursos e opções consideravelmente menor do que outras marcas já consolidades nesse setor, como o CapCut e o InShot. Você tem menos filtros e efeitos, por exemplo, então o YouTube Create passa a ser mais interessante apenas se o usuário se importa com a integração de contas ou busca algo bem básico, sem aquele tanto de efeitos, templates e todos os extras que os principais adversários já oferecem.
Vale lembrar que se trata de uma versão Beta e que o programa deve receber atualizações graduais que vão adicionar novidades.
Já disponível
Você já pode experimentar o YouTube Create ( Android ), mas, se quiser, pode conhecer outras opções para editar vídeos no celular .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
- Ferro espacial é encontrado em tesouro espanhol de 3 mil anos
- Dell lança novo XPS 16 no Brasil com preço avassalador
- 7 formas de confirmar a Teoria da Relatividade no dia a dia
- Xiaomi lista os primeiros celulares que vão receber o HyperOS
- Wolverine revela armadura de adamantium que o torna indestrutível