O Galaxy S24 com Exynos 2400 tem bom desempenho para jogos?
Diego Sousa
O Galaxy S24 com Exynos 2400 tem bom desempenho para jogos?

O novo Galaxy S24 fez muitas pessoas torcerem o nariz após ser lançado com o processador Exynos 2400, cuja linha não tem uma reputação tão boa há anos. No entanto, com algumas semanas de uso, posso afirmar que o celular manda muito bem no dia a dia, seja em jogos e aplicativos diversos.

Caso você ainda esteja desconfiado com o processador Exynos, confira abaixo uma bateria e testes de jogos e benchmarks com o Galaxy S24. O intuito da pauta é analisar a atuação do Exynos 2400 quanto ao aquecimento do aparelho, a média de quadros por segundo ( fps ) e o uso de GPU e CPU durante a jogatina.

Ficha técnica do Galaxy S24

  • Processador: Samsung Exynos 2400 (4 nm);
  • CPU: 10 núcleos (1x 3,2 GHz Cortex-X4 + 2x 2,9 GHz Cortex-A720 + 3x 2,6 GHz
  • Cortex-A720 + 4x 1,95 GHz Cortex-A520);
  • GPU: Xclipse 940;
  • RAM : 8 GB LPDDR5X;
  • ROM : até 512 GB UFS 4.0 (UFS 3.1 na opção com 128 GB);
  • Extras: Ray Tracing, Gaame Booster, melhor resfriamento interno.

Teste de jogos

Genshim Impact

Em boa parte do tempo, a GPU trabalhou em sua capacidade máxima, mas a taxa de quadros se manteve estável em 60 fps durante todo o teste. Somente nos cenários abertos, onde havia muita vegetação e profundidade, que o fps caía para menos de 55 fps por alguns segundos, estabilizando em 60 fps em seguida.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Vale destacar que o uso da GPU foi de 100% durante todo a jogatina, explicando as eventuais quedas de frames. No entanto, me surpreendi que o aparelho manteve o bom desempenho.

Quanto ao aquecimento, o Exynos 2400 também não decepcionou. Após 30 minutos de gameplay com gráficos no máximo, ainda conseguia usar o celular sem quase queimar a mão — coisa que acontecia nas gerações passadas do Exynos. Segundo informações da plataforma AnTuTu, a média de temperatura durante os jogos foi de 40 graus.

Fortnite

Fortnite também é considerado um jogo bem pesado para os smartphones, mas o S24 conseguiu rodá-lo com gráficos no épico em 30 fps. Houve uma oscilação para cerca de 25 fps nos momentos de mais ação, mas deu para jogar numa boa. No entanto, em jogos de tiro, mais fluidez significa mais precisão, portanto eu diminuiria as configurações para o mínimo e jogaria a 90 fps.

Quanto ao aquecimento, o S24 não fez feio e se manteve relativamente “morno”, nada que o fizesse perder desempenho ou dificultar segurá-lo com as mãos.

Asphalt 9

Asphalt 9 é um jogo bem menos pesado que o Genshim Impact, então o Galaxy S24 não teve nenhuma dificuldade para rodar o jogo com excelência. Tanto a CPU quanto a GPU não atingiram a capacidade máxima mesmo com as configurações do game no máximo, e a média de taxa de quadros ficou em 60 fps.

O celular tampouco aqueceu acima da média, de modo que fosse impossível de segurá-lo com as mãos. A média de temperatura ficou em cerca de 38 graus.

Free Fire

Free Fire também não foi um problema para o Galaxy S24 — afinal, ele roda até em uma calculadora. Obtive o máximo de taxa de quadros permitido, 60 fps, com os gráficos no máximo. Além disso, o aquecimento não foi um problema por aqui, já que a CPU e a GPU não atingiram metade de sua capacidade máxima.

Dead By Daylight

O Dead By Daylight Mobile foi o único jogo testado que apresentou problemas de desempenho e otimização. Aqui, atribuo parte da culpa ao game, e a outra metade à plataforma Exynos, que não se mostrou tão otimizado quando o Snapdragon no mesmo título.

No Galaxy S24 equipado com Exynos 2400, o jogo apresentou alguns engasgos durante as partidas, além de um problema sério de oclusão do ambiente que simplesmente impedia a visualização do mapa ampla do mapa. Vale reforçar que esse problema não aconteceu no S24 Ultra com Snapdragon 8 Gen 3.

Além disso, o notei que o celular aqueceu um pouco acima da média, passando dos 42 graus após 10 minutos de jogatina. Isso me leva a crer que há um problema de otimização desse jogo específico com o Exynos 2400, visto que não tive problema em outros títulos.

Teste de benchmark

Os testes de benchmarks não reproduzem o que acontece no dia a dia, mas eles simulam algumas atividades com as quais podemos analisar alguns cenários. No AnTuTu 10, o dispositivo fez cerca de 1,5 milhão de pontos, ficando atrás de modelos da geração passada, como o Zenfone 10 .

O problema do Galaxy S24 durante os testes do AnTuTu parece ter sido a GPU trabalhando em sua capacidade máxima, elevando a temperatura do dispositivo para mais de 45º C e, consequentemente, diminuindo o desempenho para não esquentar mais.

É claro que estes testes sintéticos são normalmente feitos para levar o dispositivo ao extremo, não representando o uso no dia a dia. Mas deu para perceber no Genshim Impact que o aparelho perde desempenho justamente quando GPU Xclipse 940 atinge 100% de sua capacidade.

A boa notícia é que, ao menos nos jogos testados, não houve uma queda brusca no desempenho nem um aumento na temperatura do dispositivo, indicando um bom trabalho de otimização e gerenciamento de calor.

Conclusão

Eu entendo os motivos pelos quais os fãs da Samsung têm muita desconfiança com a plataforma Exynos. Depois de dois anos dando certo com os chips Snapdragon, por que mudar para o que estava dando errado? Na minha opinião, a sul-coreana teve tempo para estudar o que deu errado nas gerações passadas e trouxe o melhor Exynos na forma do Exynos 2400.

O Galaxy S24 não tem um desempenho perfeito: durante os meus testes, notei problemas de otimização no Instagram e em alguns jogos — nada que uma atualização de software não resolva —, mas a experiência geral foi mais positiva que negativa.

Então, assim, se você estiver em dúvida sobre comprar o Galaxy S24 por conta do Exynos 2400, pode ficar tranquilo que, dessa vez, a Samsung acertou. Ele entrega um desempenho condizente para um top de linha de 2024, não ficando muito atrás do Snapdragon 8 Gen 3 em potência e estabilidade.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!