Destaque da NASA: ano bissexto e Júlio César na foto astronômica do dia
Danielle Cassita
Destaque da NASA: ano bissexto e Júlio César na foto astronômica do dia

Uma moeda romana está na foto astronômica destacada pela NASA nesta quinta-feira (29). O objeto pode até parecer inusitado, mas foi escolhido por um motivo especial: a moeda mostra Júlio César , general que reformou o sistema de calendários em 46 a.C.

Devido à orientação do astrônomo Sosígenes de Alexandria, o chamado calendário juliano passou a incluir um dia bissexto a cada quatro anos. A mudança foi um ajuste necessário devido ao ano terrestre, que não dura exatamente 365 dias.

Na verdade, nosso planeta leva 365,24219 dias para completar uma volta ao redor do Sol. Então, se o calendário tivesse 365 dias, acabaríamos desalinhados 1 dia a cada 4 anos em relação ao ano terrestre.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

O calendário juliano evitou este problema com o acréscimo de um dia em fevereiro a cada quatro anos, mas causou outro: o ano passou a ter 365,25 dias, levando ao desalinhamento no calendário de 11,2 minutos.

Para resolver isso, em 1582 o Papa Gregório XIII determinou que os anos bissextos não aconteceriam naqueles que não terminassem em 00, a menos que fossem divisíveis por 400. E assim continuamos até hoje!

Por que existe ano bissexto

Se o ajuste no calendário não fosse feito acabaríamos em uma situação para lá de complicada. Veja só: sem o 29º dia de fevereiro a cada quatro anos, cada ano acabaria começando cerca de seis horas mais cedo em relação à órbita da Terra ao redor do Sol.

O resultado disso é que nosso cálculo do tempo ficaria desalinhado de pouco a pouco, afetando a sincronia com as estações do ano . Com a diferença de seis horas por ano, as estações iriam mudar em 24 dias a cada 100 anos; em poucos séculos, o hemisfério norte estaria celebrando o Natal no meio do verão!

Se você não é um grande entusiasta dos anos bissextos, não se preocupe. As interações do sistema Terra-Lua desaceleram a rotação do nosso planeta, fazendo com que os dias fique 1,4 milissegundos mais longos a cada século. Portanto, em cerca de 4 milhões de anos, não vamos mais precisar de anos bissextos.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!