O Google Maps lançou um novo recurso que mostra a navegação em tempo real na tela bloqueada e ainda permite acompanhar o caminho na tela de panorama do trajeto, antes de iniciar a rota de fato. O ajuste, chamado de “Trajeto na tela durante a viagem”, precisa ser ativado manualmente nas configurações do app no Android e no iOS.
- Google Maps terá IA generativa para servir de guia turístico
- Google Maps exibe a previsão do tempo dos locais no Android
A novidade foi anunciada pela empresa no ano passado, mas começou a ser distribuída no app nesta semana. No caso da tela bloqueada, o app exibe a navegação em tela cheia no Android, como se já estivesse aberto — no entanto, para abrir qualquer outro aplicativo é necessário digitar a senha do celular.
A segunda vantagem está na tela de panorama, aquele resumo do Maps com as rotas sugeridas antes de iniciar o trajeto. Agora, é possível navegar em tempo real e acompanhar o caminho diretamente por esse espaço, com atualizações caso você entre numa rua diferente e informações sobre os estabelecimentos comerciais e pontos turísticos próximos.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Ambas as mudanças facilitam a experiência de navegação, especialmente antes de iniciar um trajeto pelo Maps. O suporte em tempo real é uma alternativa útil e segura, mas também consome muitos recursos do celular — com o novo ajuste, você tem mais liberdade para explorar os arredores do local e ainda conta com as dicas do Google para encontrar uma rota mais rápida sem sobrecarregar o aparelho.
Como ativar o trajeto na tela no Google Maps
Siga estes passos para ativar o recurso:
- Abra o Maps no celular;
- Toque na foto de perfil;
- Selecione “Configurações;
- Acesse “Configurações de navegação”;
- Desça a tela;
- Ative “Trajeto na tela durante a viagem”.
Além das atualizações em tempo real, o Maps também começa a substituir a visualização do modo carro, encerrada em fevereiro : agora, é necessário usar os comandos de voz do Google Assistente para reproduzir músicas e ver mensagens.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
- Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
- Ano bissexto: entenda como funciona e curiosidades
- Xiaomi lista os primeiros celulares que vão receber o HyperOS
- Dell lança novo XPS 16 no Brasil com preço avassalador
- Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico