As transações bancárias através de DOC (Documento de Ordem de Crédito) eTEC (Transferência Especial de Crédito) foram completamente descontinuadas nesta quinta-feira (29). Agora, os clientes de instituições financeiras precisam usar o Pix ou a Transferência Eletrônica Disponível (TED) para enviar ou receber dinheiro.
DOC foi substituído pelo Pix
O encerramento das modalidades começou em janeiro, conforme o cronograma estipulado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De acordo com a instituição que representa o setor bancário, as soluções perderam a popularidade com a chegada de métodos modernos e mais ágeis.
É o caso do Pix, que ultrapassa o teto de R$ 4.999, 99 praticado com o DOC e TEC. A tecnologia ainda oferece transferências gratuitas para pessoas físicas, ao contrário das modalidades antigas que tinham tarifas estipuladas pelos bancos para o uso.
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
O Pix também é instantâneo, ao contrário dos demais. Segundo a Febraban, o DOC só efetiva os pedidos um dia depois que o banco recebe a ordem de pagamento. Em alguns casos, a transferência entre instituições financeiras diferentes poderia levar até mais de um dia para ser completamente efetivada.
Além disso, o novo sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central em 2020 corta a necessidade de informar a agência e conta para fazer as transferências. Hoje, com o Pix, os correntistas podem cadastrar um e-mail, telefone ou CPF como chave de identificação ou até usar um QR Code para realizar as transações.
O DOC acabou, e agora?
Antes de mais nada, o DOC já não era oferecido aos clientes dos bancos desde às 22h de 15 de janeiro de 2024. O que estava disponível, até então, era um prazo estipulado até 29 de fevereiro para processar os pagamentos agendados com a antiga modalidade.
Agora, os correntistas precisam utilizar o Pix para fazer as transações ou até mesmo o TED, que ainda segue disponível no sistema bancário brasileiro e também possui limites acima de R$ 5 mil.
Cabe ressaltar que, apesar de ser mais rápido que o DOC, o TED não realiza transferências imediatas e pode acarretar em cobranças extras ao utilizar o serviço. Portanto, consulte a tabela de preços do seu banco ou o seu gerente de relacionamento para confirmar os valores da transação.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
- Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
- Dell lança novo XPS 16 no Brasil com preço avassalador
- Ano bissexto: entenda como funciona e curiosidades
- Kodak volta ao Brasil com câmera instantânea Mini Shot
- Governo quer classificar motoristas de apps como autônomos