Relatório da Food and Drug Administration (FDA), a agência federal de saúde dos Estados Unidos, revela problemas encontrados nas instalações da Neuralink, startup fundada por Elon Musk para o desenvolvimento de chips cerebrais.
- Neuralink | O que o implante cerebral pode fazer por você
- 1º paciente com chip da Neuralink controla mouse pelo pensamento
A situação afeta apenas um dos laboratórios, localizado no estado da Califórnia, que investigava os efeitos do implante cerebral em animais, durante os testes pré-clínicos envolvendo a tecnologia pioneira.
Segundo o documento obtido pela agência de notícias Reuters , as visitas de fiscalização da FDA ocorreram entre os dias 12 e 22 de junho do ano passado, quando as irregularidades foram detectadas. Até o momento, não foi divulgado nenhum problema relacionado com os experimentos em humanos, iniciados este ano.
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
Vale lembrar que, no mês passado, Musk divulgou que o primeiro paciente humano a receber um chip da Neuralink já conseguiu controlar um mouse com o "poder da mente".
Problemas com a Neuralink
Parte dos problemas detectados no laboratório da Neuralink envolve a falta de registros. Por exemplo, os inspetores da agência norte-americana não identificaram registros envolvendo a calibração de ferramenta usada para medir o pH (acidez) e nem de um instrumento para monitorar os sinais vitais dos animais. Quando feito, o procedimento garante que os valores apresentados pelas ferramentas são reais.
O relatório também indica que os funcionários responsáveis pelo controle de qualidade dos testes nas cobaias não documentaram mudanças nos protocolos da pesquisa. Além disso, foram encontrados relatórios finais sem a assinatura do responsável.
Esta não é a primeira vez que a Neuralink se envolve em polêmicas por causa dos testes em animais em laboratório. Em 2022, funcionários denunciaram a morte de mais de mil animais . Também existem denúncias de maus-tratos envolvendo as cobaias .
Até o momento, Elon Musk não se posicionou sobre os problemas apontados pelo relatório em suas redes sociais, como costuma fazer no X.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
- Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico
- CEO do OnlyFans não quer que site seja chamado de pornográfico
- WhatsApp verde no iPhone? Atualização muda cor do app
- Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
- Thor reúne equipe de deuses que simplesmente humilha os Vingadores