16 prompts do ChatGPT para estudar matemática
André Lourenti Magalhães
16 prompts do ChatGPT para estudar matemática

Você tem uma prova difícil pela frente? O ChatGPT pode ajudar nos estudos de matemática e ainda solucionar equações em poucos segundos — a IA da OpenAI tem bons resultados em testes de álgebra e lógica, se consolidando como uma alternativa para resolver problemas da área.

O chatbot pode responder comandos simples, como “quanto é 1 + 1?”, ou até atuar como um professor que explica e destrincha conceitos matemáticos. Por fim, você ainda pode pedir para a IA realizar uma prova e corrigir as respostas.

Prompts de matemática para o ChatGPT

Confira alguns exemplos:

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Operações básicas

  1. Quanto é 20 + 20?;
  2. Subtraia 15 de 30;
  3. Multiplique 12 por 40
  4. Divida 8 por 4.

Explicação de conceitos

  1. Explique passo a passo como resolver equações;
  2. Explique [insira um conceito matemático] para um aluno do ensino fundamental;
  3. Me ajude a entender como [insira um conceito] funciona;
  4. Informe alguns exemplos práticos de uso da trigonometria no dia a dia;
  5. Me explique como aplicar o Teorema de Pitágoras;
  6. Me ensine a usar a fórmula de Bhaskára;
  7. Para que serve a identidade de Euler?.

Solução de problemas e testes

  1. Como resolver a seguinte equação? [insira a equação]
  2. Resolva a equação [insira equação] e explique um passo a passo para encontrar a resposta.
  3. Como encontrar a derivada de [insira a equação]
  4. Informe alguns exemplos práticos de uso da trigonometria no dia a dia
  5. Crie uma prova de matemática com foco em [insira o assunto] e corrija meus resultados.

ChatGPT gratuito só aceita textos

A versão gratuita do ChatGPT usa o modelo GPT-3.5, que não é multimodal, ou seja, não aceita comandos em mais de um formato de mídia. Isso pode ser um problema para problemas de trigonometria, por exemplo, que frequentemente são ilustrados por imagens: nesse caso, você pode tentar usar o GPT-4 , que é multimodal, ou testar o Gemini , do Google .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!