CPUs Ryzen Sound Wave chegariam em 2026 com Zen 6 de 3 nm
Felipe Vidal
CPUs Ryzen Sound Wave chegariam em 2026 com Zen 6 de 3 nm

A AMD tem um conjunto de lançamentos robustos para estrear entre 2024 e 2025, incluindo as já conhecidas famílias Strix Point e Strix Halo (supostamente também conhecida como Sarlark). Agora, um novo vazamento aponta para a chegada da Sound Wave, uma família de APUs misteriosas que teria litografia de 3 nm e usaria núcleos do tipo Zen 6.

O vazamento foi encontrado no site especializado em mineração de dados sobre semicondutores, Gamma0burst, que parece ter alinhado alguns dos principais futuros lançamentos da gigante. Sequer mencionado em outros leaks, as CPUs Sound Wave usam núcleos Zen 6 Morpheus com processo de fabricação em 3 nm, e têm uma provável data de lançamento para 2026.

Vale lembrar que o suposto produto seria uma APU, logo é possível que estejamos falando de um processador de desktop com gráficos integrados mais robustos. Mas também não é possível descartar que seja, de fato, um processador para notebook, sendo o cenário provável.

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Linha Kraken e Sarlak só em 2025

Por outro lado, o vazamento também reitera lançamentos já esperados para o fim de 2024. As Strix Point de notebook teriam uma combinação de núcleos Zen 5 e Zen 5c, chegando a um total de 12 cores e 24 threads em 4 nm. É esperado que cheguem com três vezes mais desempenho que os atuais Hawk Point na microarquitetura XDNA 2 de IA.

Chamada de Strix Point Halo ou Sarlark , essa deve ser a geração carro-chefe da AMD nas CPUs de notebook. Os modelos teriam até 16 núcleos em Zen 5c e uma iGPU com até 40 Unidades Computacionais . Seu lançamento, no entanto, deve ficar para 2025.

Por fim, a família Kraken também foi mencionada no vazamento. Essa linha já havia sido vazada há algum tempo, mas parece ter passado por um redirecionamento de rota. Com muitas similaridades com as Strix Point, a vindoura geração chegaria em 2025 — possivelmente no início do ano — com até 8 núcleos Zen 5/Zen 5C e apenas 8 Unidades Computacionais, focando em um público menos graficamente exigente.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!