Ano que vem, o mundo dos quadrinhos completa 30 anos sem um rabisco novo sequer de uma das tirinhas mais populares e queridas de todos os tempos. Bill Waterson encerrou seu ciclo de história dos garotinho hiperativo e seu ursinho que ganhava vida em sua imaginação, sem deixar uma animação, camiseta, game, filme ou sequer um novo traço qualquer de Calvin e Haroldo .
- Por que Calvin e Haroldo nunca terão uma animação?
- Criador de Calvin e Haroldo reaparece 28 anos depois com HQ sombria
Calvin e Haroldo foi publicado de 18 de novembro de 1985 a 31 de dezembro de 1995, com a fantástica habilidade de Waterson de manipular o tempo e o movimento na narrativa formada por traços leves e precisos, que usam o “silêncio” e o das páginas e os limites das formas para construir um mundo rico de possibilidades e imaginação na mente dos leitores.
A tirinha premiada pela Associação Nacional de Cartunistas dos Estados Unidos em 1986 e 1988 foi publicada em mais de 2 mil jornais em todos o mundo, com veiculação contínua no Brasil durante sua vida ativa, em volumes e jornais como O Estado de S. Paulo.
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
Waterson é uma figura peculiar, com um comportamento protetor e temperamental com sua obra, que nunca foi licenciada para nada fora das tiras de jornal e volumes de quadrinhos, e encerrou justamente quando o mundo todo já havia se rendido à dupla. Até hoje os fãs imaginam o momento que Calvin e Haroldo se tornasse a HQ mais popular do mundo, já que a obra tinha chegado em todo o planeta em uma época sem internet.
E por que o autor acabou com as novas histórias justamente quando tinha chegado a esse nível?
Autor explica porque encerrou
Em uma entrevista ao o The Cleveland Plain Dealer, em 2010, Watterson relembra sua carreira quinze anos depois de deixar sua tira para trás, dizendo que “isso não é tão difícil de entender”. O autor resume com uma frase muito simples: “Ao final de 10 anos, eu já havia dito praticamente tudo o que vim dizer.”
“É sempre melhor sair da festa mais cedo. Se eu tivesse acompanhado a popularidade da tira e me repetido por mais cinco, 10 ou 20 anos, as pessoas que agora estão ‘em de luto’ por Calvin e Haroldo, estariam me desejando a morte e amaldiçoando os jornais por publicarem tiras antigas e tediosas como a minha”, disse. “E eu estaria concordando com eles.”
Embora seja difícil crer que algo tão bom nunca mais terá um novo capítulo, é bastante fácil de entender a razão de Calvin e Haroldo ter acabado. Watterson é uma pessoa muito reservada e nunca conseguiu confiar em nada ou ou sequer uma pessoa para “dividir seu bebê” e fazer do seu trabalho algo melhor, mais longevo e abrangente, e, principalmente, mais divertido e interessante.
Watterson recusou várias ofertas para retomar ou adaptar Calvin e Haroldo em filmes ou séries de animação, assim como repeliu autógrafos depois de ver os anteriores à venda online. Ele simplesmente esgotou suas ideias sobre o assunto e não queria ninguém transformando-as em outras coisas.
Para completar, Waterson também não queria continuar a tirinha só porque conquistou uma massiva popularidade, assim como nunca tinha passado pela sua cabeça fazer de seu trabalho um legado a ser levado às novas gerações com um artista e uma “voz” de acordo com a época a ser publicada. O criador de Calvin e Haroldo apenas contou o que queria contar e foi se realizar em outros projetos. Simples assim.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Vladmir Komarov: as últimas palavras do cosmonauta que caiu do céu
- James Webb detecta buraco negro supermassivo no início do universo
- Nintendo Switch 2 no dock pode ter desempenho do PS4 Pro
- Spotify lança plano de assinatura apenas com audiolivros
- Você pode ajudar a escolher nome de asteroide; saiba como
- Os 45 filmes mais esperados de 2024