Cientistas estão entusiasmados com as estratégias de sobrevivência usadas por uma “samambaia zumbi”. A espécie Cyathea rojasiana intriga a comunidade científica e se tornou a protagonista de um estudo do periódico Ecology por sua habilidade de usar folhas mortas para obter nutrientes.
- Vídeo mostra plantas conversando em entre si em tempo real
- Plantas ajudam no desenvolvimento de novos remédios contra o câncer
Muitas espécies espalhadas pela natureza surpreendem com excêntricas habilidades. Enquanto algumas plantas mudam de cor ao detectarem substâncias tóxicas , determinadas flores podem suportar 20 vezes a força de gravidade da Terra . E é nesse grupo de plantas “mutantes” que se enquadra a Cyathea rojasiana , encontrada em florestas tropicais do oeste do Panamá.
A planta conquistou a atenção de um cientista da University of Illinois Urbana-Champaign (EUA), que durante uma viagem ao Panamá percebeu que estava enraizada no chão mesmo que as folhas estivessem marrons e ressecadas.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
O material mostra que a samambaia transforma a parte interna de suas folhas mortas, de modo que os túbulos que transportam água, açúcares e nutrientes viram raiz. Nesse processo, a planta consegue evitar apodrecer enquanto o resto da folha seca.
Samambaia zumbi
O estudo reconhece que existem diversas espécies de plantas capazes de se adaptar às adversidades, o que inclui a produção de novas raízes a partir de folhas vivas. No entanto, é a primeira vez que se tem conhecimento da capacidade de reaproveitamento do tecido morto dessa forma.
A teoria é que a planta faça isso para economizar energia e obter os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. Para o estudo, o grupo desenterrou raízes das folhas de três plantas individuais, colocou em vasos e adicionou um fertilizante com nitrogênio.
Em seguida, os pesquisadores aguardaram um mês para fazer a análise das novas folhas no topo da samambaia. Na ocasião, eles viram que as raízes estavam transportando ativamente água e nutrientes.
Como a samambaia faz essa transformação?
Mas como essa transformação tão improvável acontece? Aí que está: a ciência ainda não bateu o martelo sobre isso. Permanece um mistério, pelo menos por enquanto. Para entender essa habilidade até então desconhecida, os pesquisadores precisam conduzir estudos mais aprofundados sobre a samambaia zumbi.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Vladmir Komarov: as últimas palavras do cosmonauta que caiu do céu
- App com IA vai detectar risco de depressão após análise de selfie
- WhatsApp testa novo visual nos menus do app para Android
- 13 prompts do ChatGPT para criar um currículo
- Laptop transparente, celular com cheiro e mais: os destaques da MWC 2024
- Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto