Nova fonte padrão do Word, Aptos é liberada para mais pessoas
Bruno De Blasi
Nova fonte padrão do Word, Aptos é liberada para mais pessoas

Depois de apresentar o novo tema da suíte Microsoft 365 em 2023, a empresa liberou silenciosamente a fonte Aptos no lugar da Calibri para mais pessoas nos apps Word, Excel, PowerPoint e Outlook nos últimos dias. A atualização foi revelada através de relatos publicados no X (ex- Twitter ).

Os comentários foram realizados por brasileiros e pessoas de outros países. O perfil identificado por @_yuric, por exemplo, publicou que a fonte apareceu repentinamente ao editar um documento do Word. “Infinitamente melhor que Calibre”, elogiou em comparação com a tipografia anterior.

Contudo, nem todos os relatos são positivos. “Fonte nova do Word horrorosa, hein”, diz o comentário no perfil @caiomatrix feito na segunda-feira (4). “Quando mudaram pro Calibri eu nem notei, mas essa Aptos gritou na minha cara.”

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Aptos entra em cena

A atualização dá sequência ao anúncio passado da Microsoft, que apresentou o novo tema da sua suíte de escritório . Além de alterar a paleta de cores, o pacote visual traz a nova fonte Aptos, que substitui a Calibri depois de quase 20 anos em uso como principal.

A alteração chegou aos apps do Microsoft 365 de forma gradual, começando pelas versões de testes do Word, PowerPoint, Excel, Outlook e OneNote. Depois, a empresa levou a novidade às versões estáveis dos softwares.

Contudo, a liberação ainda não é geral e a nova fonte não está disponível como padrão na versão online do Word, disponível no OneDrive e Sharepoint.

Em testes do Canaltech com as versões estáveis dos programas para Windows, conseguimos criar documentos do Word e Excel com a família Aptos. Contudo, o PowerPoint e o OneNote ainda abrem novos arquivos com a fonte Calibri como padrão. Curiosamente, até dezembro de 2023, o OneNote utilizava a fonte Aptos como padrão no mesmo computador.

Se você ainda não recebeu a nova fonte, basta aguardar a atualização ser liberada para o seu computador.

Por que o Word tem uma fonte nova?

A Microsoft introduziu inúmeras mudanças no pacote Microsoft 365, especialmente no visual. Além de seguir uma estética mais próxima do Windows 11, os programas para criar e editar documentos, planilhas, apresentações e anotações ganharam uma nova fonte.

Em um artigo divulgado na semana passada, desenvolvedores da Microsoft explicaram que houve uma mudança de comportamento nos últimos anos, daí a necessidade da renovação tipográfica.

“As pessoas usavam principalmente um aplicativo para uma finalidade, como escrever um documento no Word ou criar uma apresentação no PowerPoint”, diz a publicação no blog Microsoft Design. “Agora, as pessoas costumam trabalhar em diferentes aplicativos e plataformas, compartilhando e integrando conteúdo de diversas fontes.”

Dessa forma, utilizar fontes diferentes pode trazer inconsistências visuais ao levar um texto do Word ao PowerPoint, por exemplo. “Para evitar isso, queríamos ter uma fonte que pudesse funcionar bem em qualquer contexto e em qualquer aplicativo, criando uma sensação de harmonia e continuidade em todo o ecossistema”, concluíram.

Todos os meus documentos vão mudar de fonte?

Ainda que seja uma mudança grande — afinal, a Microsoft usou a Calibri como fonte principal por 17 anos —, a atualização afeta apenas documentos novos. Ou seja, se você tem um texto formatado em Arial ou Times New Roman, o arquivo permanecerá igual até que você faça novos ajustes.

O mesmo é dito para apresentações do PowerPoint ou planilhas do Excel: a fonte usada anteriormente não será alterada com a atualização. Contudo, se preferir, você consegue mudar os documentos para Aptos sem dificuldade alguma.

Da mesma forma, se você não gosta da Aptos, é só mudar a formatação ou instalar uma nova fonte no Word para deixar tudo ainda mais personalizado.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!