Nova regras do Google reforçam combate ao spam na Busca
Bruno De Blasi
Nova regras do Google reforçam combate ao spam na Busca

O Google divulgou, nesta terça-feira (5), uma série de mudanças para remover spam e conteúdos não originais nos resultados de busca. As alterações serão aplicadas através de uma atualização no algoritmo e nos termos de serviço para garantir uma experiência de mais qualidade e utilidade ao fazer pesquisas na internet.

As medidas também ajudam a reduzir os questionamentos relacionados aos resultados da busca, muitas vezes alvo de críticas devido à entrega de páginas com informações de baixa qualidade ou que não respondem às dúvidas dos usuários. A medida também entra na lista de esforços da empresa para coibir eventuais problemas com inteligência artificial (IA).

Combate ao spam no Google

Os ajustes serão introduzidos no mecanismo de busca do Google. Dessa vez, a empresa pretende cortar os conteúdos de baixa qualidade e não originais para direcionar o tráfego “para sites úteis, originais e de qualidade”. A estimativa é de que a atualização reduza o problema em 40%.

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Parte desse esforço vai se concentrar na mudança das políticas de spam, que foram renovadas nesta semana. A ideia é que, com as novas regras, as páginas indesejadas fiquem de fora do buscador e amenizem a crítica de que os resultados são imprecisos ou insuficientes.

Essa política vai atacar três frentes, a começar pelo abuso de conteúdo em grande escala, que aproveita a regra contra o uso de automatização para gerar conteúdos duvidosos e não originais. Os termos também miram em sites que se aproveitam da sua própria reputação para abrigar informações de baixa qualidade de terceiros para se beneficiar no ranqueamento.

Outro caso é o abuso a partir de domínios expirados, ou seja, endereços com grande reputação e que foram comprados apenas para reaproveitar o potencial de ranqueamento. Essas páginas, segundo o Google, agora são tratados como spam.

Atualização no algoritmo

Além da política contra spam, a empresa aplicou ajustes no algoritmo do buscador dos sistemas de ranqueamento para elencar páginas que ofereçam informações de maior relevância. Essa alteração também tem como objetivo reduzir a sugestão de conteúdo não original.

“Esta atualização consiste em aperfeiçoar alguns de nossos principais sistemas de classificação para nos ajudar a entender melhor se as páginas da internet são úteis ou não, se apresentam uma experiência de usuário ruim ou se parecem ter sido criadas para mecanismos de pesquisa e não para pessoas. Isso pode incluir sites criados principalmente para corresponder a consultas de pesquisa muito específicas”, explicou a diretora de produto da busca do Google, Elizabeth Tucker.

Ainda segundo a executiva, os ajustes para reduzir a incidência de conteúdos não originais e de baixa qualidade começaram a ser aplicados em 2022. “Estamos trazendo o que aprendemos com esse trabalho para a nossa principal atualização de março de 2024”, concluiu.

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